Estado, economia e educação na ditadura civil-militar: a educação moral e cívica para a manutenção da ordem

State, economy and education in the civil-military dictatorship: moral and civic education for the maintaining of order

Autores

  • Marco Antonio de Oliveira Gomes marcooliveiragomes@yahoo.com.br
    Universidade Estadual de Maringá https://orcid.org/0000-0002-2397-5615
  • Yasmim Baptista do Nascimento prof.yasmimbn@gmail.com
    Universidade Estadual de Maringá

Resumo

Resumo

O objetivo deste artigo se encontra na análise da introdução da disciplina de Educação Moral e Cívica (EMC) na rede escolar e seus vínculos com a Doutrina de Segurança Nacional (DSN), a religião e a Teoria do Capital Humano (TCH), durante a ditadura civil-militar, que perdurou no Brasil entre os anos de 1964 e 1985. Para isso, desenvolveram-se análises acerca do materialismo histórico e dialético, o qual busca compreender a realidade material que se insere o objeto (a disciplina de EMC), implicando a adoção de concepções de conhecimento previamente estabelecido. Assim, a disciplina de EMC possuía a tarefa, do ponto de vista dos interesses da burguesia, de formar o indivíduo para um padrão social pautado no nacionalismo, na religião e na obediência às autoridades.

Palavras-chave: Educação; Educação Moral e Cívica; Ditadura.

             

Abstract

The goal of this article is found in the analysis of Moral and Civic Education (MCE) discipline on the school system and its links with the National Security Doctrine (NSD), the religion and the Human Capital Theory (HCT), during the Civic-Military Dictatorship, that endured in Brazil between the years of 1964 and 1985. For this purpose, analyses of historical and dialectical materialism have been developed, which seeks to understand the material reality that the object is inserted (the MCE discipline), implying the adoption of previously established conceptions of knowledge. Therefore, the MCE discipline had the duty, in the bourgeoisie interests’ point of view, to form the individual for a social pattern based on nationalism, religion, and obedience to authorities.

Keywords: Education; Moral and Civic Education; Dictatorship.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Antonio de Oliveira Gomes, Universidade Estadual de Maringá

Possui licenciatura plena em História pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1988); Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral (1997); Mestrado (2001) e Doutorado (2008) em História e Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Trabalhou como professor de História na Educação Básica (1989-2009) e como professor adjunto da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), lotado no Departamento de Ciências da Educação, com experiência nos seguintes temas: História da Educação, Trabalho e Educação; Estado e políticas públicas em Educação e Fundamentos do Ensino de História. Atualmente, é professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá (UEM), lotado no Departamento de Fundamentos da Educação e membro do corpo docente do PPE-UEM, na linha de pesquisa: História e Historiografia da Educação. Líder do Grupo de Pesquisa “Fundamentos Históricos da Educação” – UEM/CNPq. Participa do Grupo de Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil – Histedbr/UNIR – e do Grupo de Pesquisa sobre Política, Religião, Educação e Modernidade (UEM).

E-mail: marcooliveiragomes@yahoo.com.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2397-5615 

Yasmim Baptista do Nascimento, Universidade Estadual de Maringá

Possui licenciatura plena em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestranda na linha de pesquisa História e Historiografia da Educação (PPE-UEM). 

E-mail: prof.yasmimbn@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7881-7959

Downloads

Publicado

01/12/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 122
  • pdf downloads: 94

Como Citar

DE OLIVEIRA GOMES, M. A. .; BAPTISTA DO NASCIMENTO, Y. Estado, economia e educação na ditadura civil-militar: a educação moral e cívica para a manutenção da ordem: State, economy and education in the civil-military dictatorship: moral and civic education for the maintaining of order. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4333. Acesso em: 20 abr. 2024.