Estado, economia e educação na ditadura civil-militar: a educação moral e cívica para a manutenção da ordem
State, economy and education in the civil-military dictatorship: moral and civic education for the maintaining of order
Resumo
Resumo
O objetivo deste artigo se encontra na análise da introdução da disciplina de Educação Moral e Cívica (EMC) na rede escolar e seus vínculos com a Doutrina de Segurança Nacional (DSN), a religião e a Teoria do Capital Humano (TCH), durante a ditadura civil-militar, que perdurou no Brasil entre os anos de 1964 e 1985. Para isso, desenvolveram-se análises acerca do materialismo histórico e dialético, o qual busca compreender a realidade material que se insere o objeto (a disciplina de EMC), implicando a adoção de concepções de conhecimento previamente estabelecido. Assim, a disciplina de EMC possuía a tarefa, do ponto de vista dos interesses da burguesia, de formar o indivíduo para um padrão social pautado no nacionalismo, na religião e na obediência às autoridades.
Palavras-chave: Educação; Educação Moral e Cívica; Ditadura.
Abstract
The goal of this article is found in the analysis of Moral and Civic Education (MCE) discipline on the school system and its links with the National Security Doctrine (NSD), the religion and the Human Capital Theory (HCT), during the Civic-Military Dictatorship, that endured in Brazil between the years of 1964 and 1985. For this purpose, analyses of historical and dialectical materialism have been developed, which seeks to understand the material reality that the object is inserted (the MCE discipline), implying the adoption of previously established conceptions of knowledge. Therefore, the MCE discipline had the duty, in the bourgeoisie interests’ point of view, to form the individual for a social pattern based on nationalism, religion, and obedience to authorities.
Keywords: Education; Moral and Civic Education; Dictatorship.
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