Práticas organizacionais na pós-graduação stricto sensu em tempos de pandemia

Prácticas organizativas en estudios de posgrado en tiempos de pandemia

Autores

Resumo

A interrupção das aulas presenciais decorrentes da pandemia do COVID-19 trouxe inúmeras dificuldades para o ensino-aprendizagem. Nesse contexto, esta pesquisa apresenta e propõe-se a engajar soluções às dificuldades vividas por alunos de um programa de pós-graduação stricto sensu em administração, à nível de doutorado. Para tanto, valemo-nos de uma abordagem qualitativa mediante coleta de dados por grupo focal. Os resultados indicam que o principal problema enfrentado pelos alunos decorre do modo de “se fazer” a pós-graduação, devido o distanciamento da academia com a realidade do aluno. Conclui-se que a paralização decorrente da pandemia apenas mudou a forma dos problemas se apresentarem, mas não o seu conteúdo.

Palavras-chave: Formação de Pesquisadores; Ensino na Pandemia; Práticas Organizacionais.

 

Resumen

La interrupción de las clases presenciales como consecuencia de la pandemia COVID-19 trajo numerosas dificultades para la enseñanza y el aprendizaje. En este contexto, esta investigación presenta y propone buscar soluciones a las dificultades que experimentan los estudiantes de un programa de posgrado en el sentido estricto de administración, a nivel de doctorado. Para ello, utilizamos un enfoque cualitativo a través de la recolección de datos por grupo focal. Los resultados indican que el principal problema que enfrentan los estudiantes proviene de la forma de “hacer” estudios de posgrado, debido a la distancia entre la academia y la realidad del estudiante. Se concluye que la parálisis resultante de la pandemia solo modificó la forma de los problemas, pero no su contenido.

Keywords: Formación de investigadores; Enseñanza en pandemia; Prácticas organizativas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Francisco Batista Dias, Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)/Unigranrio (Duque de Caxias-RJ)

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)/Unigranrio (Duque de Caxias-RJ), Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal Fluminense e Especialista em Gestão Pública com ênfase em didática do ensino superior. Possui experiência profissional como servidor público no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Secretaria do Estado de Educação do Rio de Janeiro e Secretaria do Estado de Fazenda do Rio de Janeiro.

E-mail: brunofbd@id.uff.br  ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9037-9592

 

Daniela Longobucco Teixeira Balog, Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)/Unigranrio (Duque de Caxias-RJ)

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)/Unigranrio (Duque de Caxias-RJ), formada em Comunicação Social e pós-graduada em Marketing pela ESPM com 19 anos de experiência nas áreas de Comunicação, Marketing, Internet, Empreendedorismo, Novos Negócios e Investimentos. De 2006 a 2016, no Sistema FIRJAN coordenou projetos que visam integração Universidade-Indústria do IEL-RJ.

E-mail: dlongobucco@gmail.com  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0003-8311

Downloads

Publicado

01/12/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 93
  • pdf downloads: 147

Como Citar

BATISTA DIAS, . B. F.; LONGOBUCCO TEIXEIRA BALOG, D. . Práticas organizacionais na pós-graduação stricto sensu em tempos de pandemia: Prácticas organizativas en estudios de posgrado en tiempos de pandemia. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4319. Acesso em: 20 abr. 2024.