Formação e desenvolvimento profissional de professores em tempos da pandemia de Covid-19: falácia ou necessidade impelida?

Teacher training and professional development in times of the Covid-19 pandemic: fallacy or driven need?

Autores

Resumo

Resumo

Este artigo objetivou analisar as narrativas (auto)biográficas de professores(as) em atividades pedagógicas remotas na Educação Básica, em vista da pandemia de Covid-19, no Estado do Maranhão, para compreender o processo formativo e de desenvolvimento profissional desses(as) professores(as) neste momento atípico de suas vidas profissionais e pessoais. Para tanto, a pesquisa utilizou-se de abordagens qualitativa, de cunho (auto)biográfico, por meio de narrativas, e descritiva, bem como da técnica de entrevista, com método de análise fundamentado na teoria social crítica e nos autores Goodson (2019), Hobold (2018), Nóvoa (2002, 2009), Saviani e Galvão (2021), Tardif (2007), entre outros.  Concluiu-se que os(as) professores(as), na busca de desempenhar a função de ensinar neste período de aulas não presenciais, submetem-se a formações precárias e insuficientes, sendo, portanto, uma falácia.

Palavras-chave: Formação Continuada; Desenvolvimento Profissional; Pandemia.

 

Abstract

This article aimed to analyze the (auto) biographical narratives of teachers in remote pedagogical activities in Basic Education, in view of the COVID-19 pandemic, in the State of Maranhão to understand the training process and professional development of these teachers at this atypical moment of their professional and personal lives. To this end, the research has a qualitative approach, of a (auto) biographical nature through narratives, descriptive, using the interview technique, with an analysis method based on critical social theory and authors Goodson (2019), Hobold (2018); Nóvoa (2002; 2009), Saviani and Galvão (2021), Tardif (2007), among others. It was concluded that the teachers, in the search to perform the function of teaching in this period of non-face-to-face classes, undergo precarious and insufficient training, thus being a fallacy.

Keywords: Continuing Education; Professional development; Pandemic.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Graziele Brandt, Instituto Federal Catarinense - IFC Campus Camboriú

 

Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC), na Linha de Pesquisa: Ensino e Formação de Professores. Professora da área de Pedagogia e Pedagoga do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú. Integrante do grupo de Estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino (FOPPE/UFSC/CNPq) e Integrante do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade (Uema/CNPq). Autora do livro Trajetórias do Curso de Pedagogia no Brasil. E-mail: andressa.brandt@ifc.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8176-1930.

 

Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Universidade Estadual do Maranhão – Uema

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).  Líder do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade (CNPq/Uema). Professora Adjunta III do Departamento de Educação, Diretora do Curso de Pedagogia do Cesc/UEMA e Professora Permanente dos Programas de Pós-Graduação: Mestrado em Educação e Mestrado e Doutorado em História (Uema). Trabalha como Coordenadora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia de Caxias (Semect).  E-mail: franclanecarvalhon@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6956-4670.

Alexandre Vanzuita, Instituto Federal Catarinense (IFC) - Campus Camboriú

Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Coordenador Institucional no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do Instituto Federal Catarinense (Pibid/IFC). Professor e Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) do IFC. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Formação de Professores e Processos Educativos do IFC. Autor do livro Impactos da escolha, formação inicial e inserção profissional na construção de identidade(s) profissional(is) em Educação Física. E-mail: alexandre.vanzuita@ifc.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2060-339X.

Downloads

Publicado

01/12/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 264
  • pdf downloads: 292

Como Citar

BRANDT, A. G. .; SOUSA CARVALHO DO NASCIMENTO, F.-L.; VANZUITA, A. . Formação e desenvolvimento profissional de professores em tempos da pandemia de Covid-19: falácia ou necessidade impelida? Teacher training and professional development in times of the Covid-19 pandemic: fallacy or driven need?. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4308. Acesso em: 26 abr. 2024.