A integração das tecnologias digitais de informação e comunicação no Ensino Remoto Emergencial em Jeremoabo-BA

The integration of digital information and communication technologies in Emergency Remote Education in Jeremoabo-BA

Autores

  • Willian Lima Santos willianjere@hotmail.com
    Universidade Federal de Sergipe
  • Anne Alilma Silva Souza Ferrete aferrete2@gmail.com
    Universidade Federal de Sergipe https://orcid.org/0000-0001-9637-6616

Resumo

Este artigo apresenta algumas políticas públicas que foram necessárias para a integração das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no processo de Ensino Remoto Emergencial, durante a pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19). Trata-se de uma análise documental, cujo objetivo foi identificar as ações que foram tomadas pelo sistema educacional do município de Jeremoabo-BA diante da necessidade de integrar as TDIC no ensino. Os informes foram coletados em sites e redes sociais oficiais do município, e posteriormente, analisados e categorizados por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2016). Como resultado, o estudo aponta as demandas emergentes do processo pandêmico que levou professores e alunos a virtualizarem o processo de ensinar e aprender, por meio da utilização de cenários virtuais de aprendizagem planejados e organizados pelos gestores e docentes.

Palavras-chave: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Pandemia; Ensino Remoto Emergencial.

 

Abstract

This article presents some public policies that were necessary for the integration of digital information and communication technologies (DICT) in the Emergency Remote Education process, during the Novo Coronavirus pandemic (COVID-19). This is a documentary analysis, whose objective was to identify the actions that were taken by the educational system of the city of Jeremoabo-BA in the face of the need to integrate ICT in teaching. The reports were collected on official websites and social networks of the municipality, and subsequently analyzed and categorized using the content analysis technique of Bardin (2016). As a result, the study points out the emerging demands of the pandemic process that led teachers and students to virtualize the process of teaching and learning, through the use of virtual learning scenarios planned and organized by managers and teachers.

Keywords: Digital information and communication Technologies; Pandemic; Emergency Remote Education.

 

 

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Biografia do Autor

Willian Lima Santos, Universidade Federal de Sergipe

Mestrando em Educação (PPGED/UFS). Licenciado em Pedagogia (FANEB). Especialista em Tecnologias e Educação Aberta e Digital (UFRB). Membro do grupo de pesquisa NUCA. Orcid ID: https://orcid.org/0000-0002-9298-1226. E-mail: willianjere@hotmail.com

 

Anne Alilma Silva Souza Ferrete, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação (UFRN). Professora do Departamento de Educação (UFS) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED / UFS). Líder do Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA/UFS). Orcid Id: https://orcid.org/0000-0001-9637-6616. E-mail: aferrete2@gmail.com.

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Publicado

30/07/2021
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Como Citar

LIMA SANTOS, W.; SILVA SOUZA FERRETE, A. A. A integração das tecnologias digitais de informação e comunicação no Ensino Remoto Emergencial em Jeremoabo-BA: The integration of digital information and communication technologies in Emergency Remote Education in Jeremoabo-BA. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 32, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4280. Acesso em: 22 dez. 2024.

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