As tecnologias digitais de informação e comunicação priorizadas no contexto do ensino remoto emergencial no IFES - Campus Itapina

Digital information and communication technologies priorized in the context of emergency remote education at IFES - Campus Itapina

Autores

Resumo

A conjuntura atual representa a maior crise para educação brasileira e seu impacto terá severas consequências sobre os indicadores educacionais. Nesse sentido, esse trabalho teve como objetivo geral compreender o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE) em tempos de pandemia da COVID-19. Para isso, utilizou-se uma pesquisa do tipo exploratória por meio de um levantamento bibliográfico. Adicionalmente, foi aplicado aos sujeitos pesquisados um questionário como instrumento de coleta de dados. A partir dos resultados obtidos conclui-se, sob a ótica dos estudantes, que o ERE, apesar de mediado por recursos digitais, pouco contribuiu no processo de ensino-aprendizagem,  onde é possível perceber que mesmo a tecnologia sendo tão presente na vida de vários de nossos alunos, o ERE ainda não substitui o ensino presencial.

Palavras-chave: Ensino Remoto Emergencial; Covid-19; Pandemia.

 

Abstract

The current situation represents the biggest crisis for Brazilian education and its impact will have severe consequences on educational indicators. In this sense, this work had as a general objective to understand the use of Digital Information and Communication Technologies (DICT) in the context of Emergency Remote Education (ERE) in times of COVID-19 pandemic. For this, an exploratory research was used through a bibliographic survey. Additionally, a questionnaire was applied to the surveyed subjects as an instrument of data collection. From the results obtained, it can be concluded, from the students' point of view, that the ERE, despite being mediated by digital resources, contributed little to the teaching-learning process, where it is possible to realize that even though technology is so present in the lives of several of our students, ERE is not yet a substitute for face-to-face education.

Keywords: Emergency Remote Teaching. Distance Education. Covid-19. Pandemic.

 

 

Biografia do Autor

Thaynara Doring, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) - Campus Itapina

Licenciada em Pedagogia pelo Instituto Federal do Espirito Santo (IFES) - Campus Itapina (2021). E tem como seus interesses de pesquisa o uso da tecnologia na educação e a educação e seus processos culturais. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5883228156135029  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0131-1201              E-mail: thaynaradoring1997@gmail.com

Ederval Pablo Ferreira Cruz, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Itapina

Tecnólogo em Processamento de Dados pelo Centro Universitário do Espírito Santo (2001), especialista em Redes de Computadores pela UFLA (2009) e mestre em Informática pela UNIRIO (2012) e doutorando do programa de Cognição e Linguagem da UENF. Atualmente atua como professor EBTT no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) – Campus Itapina. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6342537785817639  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8545-9990       E-mail: ederval.cruz@ifes.edu.br

Flávia Nascimento Ribeiro, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) - Campus Itapina

Doutora e Mestre em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES. É Especialista em Educação e Licenciada em Pedagogia pela UFES. Pesquisadora-membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental (NIPEEA/UFES). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (Ifes) nos cursos de Licenciatura em Ciências Agrícolas e Pedagogia, no Campus Itapina. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9136472954259891  ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8217-8862 E-mail: flavia.ribeiro@ifes.edu.br

Downloads

Publicado

31/07/2021

Edição

Seção

Artigos