As tecnologias digitais de informação e comunicação priorizadas no contexto do ensino remoto emergencial no IFES - Campus Itapina
Digital information and communication technologies priorized in the context of emergency remote education at IFES - Campus Itapina
Resumo
A conjuntura atual representa a maior crise para educação brasileira e seu impacto terá severas consequências sobre os indicadores educacionais. Nesse sentido, esse trabalho teve como objetivo geral compreender o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE) em tempos de pandemia da COVID-19. Para isso, utilizou-se uma pesquisa do tipo exploratória por meio de um levantamento bibliográfico. Adicionalmente, foi aplicado aos sujeitos pesquisados um questionário como instrumento de coleta de dados. A partir dos resultados obtidos conclui-se, sob a ótica dos estudantes, que o ERE, apesar de mediado por recursos digitais, pouco contribuiu no processo de ensino-aprendizagem, onde é possível perceber que mesmo a tecnologia sendo tão presente na vida de vários de nossos alunos, o ERE ainda não substitui o ensino presencial.
Palavras-chave: Ensino Remoto Emergencial; Covid-19; Pandemia.
Abstract
The current situation represents the biggest crisis for Brazilian education and its impact will have severe consequences on educational indicators. In this sense, this work had as a general objective to understand the use of Digital Information and Communication Technologies (DICT) in the context of Emergency Remote Education (ERE) in times of COVID-19 pandemic. For this, an exploratory research was used through a bibliographic survey. Additionally, a questionnaire was applied to the surveyed subjects as an instrument of data collection. From the results obtained, it can be concluded, from the students' point of view, that the ERE, despite being mediated by digital resources, contributed little to the teaching-learning process, where it is possible to realize that even though technology is so present in the lives of several of our students, ERE is not yet a substitute for face-to-face education.
Keywords: Emergency Remote Teaching. Distance Education. Covid-19. Pandemic.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 381
- pdf downloads: 348