Atuação do professor supervisor em um grupo PIBID/Química

Performance of the supervising professor in a PIBID/Chemistry group

Autores

Resumo

Neste artigo são apresentados os resultados da análise de uma entrevista realizada com um professor supervisor (PS) participante do PIBID de um curso de Licenciatura em Química. O foco deste trabalho pautou-se na atuação do PS, priorizando as percepções e interações desse professor com atores no momento de sua atuação no Programa. A análise e interpretação dos dados seguiu os pressupostos da Análise de Conteúdo. Como resultados, destaca-se que a participação do professor supervisor no PIBID resultou em contribuições para a sua formação docente mediada pela proposta de elaboração das Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem como instrumento/abordagem de ensino para as aulas de Química. Além disso, as interações estabelecidas pelo PS com os atores envolvidos no Programa demonstraram o estreitamento entre a escola/universidade e revelam indícios de ressignificação de sua prática docente.

Palavras-chave: Trajetórias hipotéticas de aprendizagem; PIBID; Ensino de Química.

 

Abstract

This article presents the results of the analysis of an interview conducted with a supervising professor (PS) participating in the PIBID of a Chemistry Degree course. The focus of this work was based on the performance of the PS, prioritizing the perceptions and interactions of this teacher with actors at the time of his performance in the Program. The analysis and interpretation of the data followed the assumptions of the Content Analysis. As a result, it is emphasized that the participation of the supervising professor in PIBID resulted in contributions to his teacher training mediated by the proposal to elaborate Hypothetical Learning Trajectories as a teaching instrument / approach for Chemistry classes. In addition, the interactions established by PS with actors involved in the Program demonstrated the narrowing between the school/university and reveal signs of redefinition of their teaching practice.

Keywords: Hypothetical learning trajectories; PIBID; Chemistry Education.

 

Biografia do Autor

Natany Dayani de Souza Assai, Universidade Federal Fluminense

 

Docente do Departamento de Química no Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal Fluminense (UFF) – Volta Redonda, Rio de Janeiro, Brasil.

Email: natanyassai@id.uff.br                           ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0851-9187

 

Fabiele Cristiane Dias Broietti, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática e do Departamento de Química da Universidade Estadual de Londrina (UEL) – Londrina, Paraná, Brasil. Email: fabieledias@uel.br                   ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0638-3036

 

Jeferson Ferreti Ribas, Universidade Estadual de Londrina

D

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL) – Londrina, Paraná, Brasil.

Email: jferretiribas@gmail.com        ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8840-2108

Downloads

Publicado

28/07/2021

Edição

Seção

Artigos