A utilização de jogos didáticos na disciplina de biologia no ensino médio técnico
The use of didactic games in biology discipline in technical high school
Resumo
Os jogos didáticos estimulam a criatividade e o raciocínio, favorecendo o protagonismo estudantil. O objetivo do trabalho foi realizar um levantamento bibliográfico sobre a aplicação de jogos didáticos na disciplina de biologia no ensino médio técnico. Trabalhos relevantes relacionados ao uso de jogos didáticos e que apresentavam boas expectativas de aplicação no ensino de biologia foram selecionados para análise descritiva. A maioria dos jogos disponíveis exploraram conteúdo de citologia, doenças, zoologia, ecologia e genética. Os resultados deste estudo são importantes para motivar e inspirar docentes de biologia para utilização de jogos. Os jogos didáticos possibilitam a interdisciplinaridade com outras áreas do saber, contribuindo para a melhoria do ensino de biologia, assimilação do conteúdo pelos alunos e interação entre alunos e professores.
Palavras-chave: Docente; educação profissional; publicações.
Abstract
Didactic games stimulate creativity and reasoning, favoring student protagonism. The aim of the work was to carry out a bibliographic survey on the application of didactic games in biology discipline in technical high school. Relevant works related to use of didactic games and that presented good expectations of application in biology teaching were selected for descriptive analysis. Most of the available games explored content from cytology, diseases, zoology, ecology and genetics. The results of this study are important to motivate and inspire biology teachers to use games. Didactic games enable interdisciplinarity with other areas of knowledge, contributing to the improvement of biology teaching, assimilation of content by students and interaction between students and teachers.
Keywords: Teacher; professional education; publications.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 977
- pdf downloads: 1197