Poder, aprendizagem e prática pedagógica: algumas considerações acerca da medicalização da educação
Resumo
A medicalização tem se apresentado de maneira cada mais presente na sociedade atual. O crescimento vertiginoso no uso de medicamentos é apenas um dos elementos característicos desse processo que transforma questões de ordem social, política e cultural em questões médicas. O presente artigo apresenta algumas problematizações acerca da educação, aprendizagem e prática pedagógica de maneira a contribuir para o debate da medicalização na educação. Para tal, a partir de pesquisa bibliográfica, utilizaremos aportes teóricos de Michel Foucault, sobretudo, de investigações acerca do poder presentes em “Vigiar e Punir” e “O poder psiquiátrico”.
Abstract
Medicalization has become more and more present in today's society. The vertiginous growth in the use of medicines is just one of the elements involved in the transformation process of social, political and cultural issues into medical issues. This article raises discussions about education, learning methods and pedagogical practices seeking to contribute to the debate of medicalization in education. In this scenario, from a bibliographic search, we used Foucault’s theoretical contributions on investigations about the power seen in “Discipline and Punish” and “Psychiatric Power”.
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