Poder, aprendizagem e prática pedagógica: algumas considerações acerca da medicalização da educação

Autores

Resumo

A medicalização tem se apresentado de maneira cada mais presente na sociedade atual. O crescimento vertiginoso no uso de medicamentos é apenas um dos elementos característicos desse processo que transforma questões de ordem social, política e cultural em questões médicas. O presente artigo apresenta algumas problematizações acerca da educação, aprendizagem e prática pedagógica de maneira a contribuir para o debate da medicalização na educação. Para tal, a partir de pesquisa bibliográfica, utilizaremos aportes teóricos de Michel Foucault, sobretudo, de investigações acerca do poder presentes em “Vigiar e Punir” e “O poder psiquiátrico”.

Abstract

Medicalization has become more and more present in today's society. The vertiginous growth in the use of medicines is just one of the elements involved in the transformation process of social, political and cultural issues into medical issues. This article raises discussions about education, learning methods and pedagogical practices seeking to contribute to the debate of medicalization in education. In this scenario, from a bibliographic search, we used Foucault’s theoretical contributions on investigations about the power seen in “Discipline and Punish” and “Psychiatric Power”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Christofoletti, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Possui graduação em Psicologia, Ciências Econômicas, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual (UNESP). É Professor Adjunto do Departamento de Ciências da Educação e Professor do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Escolar da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

E-mail: rafael.c@unir.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2752-8596

César Donizetti Pereira Leite, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Pós-Doutorado pela FLACSO Argentina e Universidade Complutense de Madrid e Livre Docência pela UNESP. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

E-mail: cesar@rc.unesp.br    Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8889-750X

Downloads

Publicado

09/12/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 374
  • pdf downloads: 245

Como Citar

CHRISTOFOLETTI, R.; DONIZETTI PEREIRA LEITE, C. Poder, aprendizagem e prática pedagógica: algumas considerações acerca da medicalização da educação. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3844. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos