As práticas declaradas no processo de ensino e aprendizagem por professores e estudantes de Ensino Superior

Las prácticas declaradas en el proceso de enseñanza y aprendizaje por los profesores y estudiantes de la enseñanza superior

Autores

Resumo

O presente trabalho visa analisar o uso das estratégias de ensino e aprendizagem em práticas educativas declaradas por professores e estudantes de Ensino Superior de uma universidade pública do interior do Estado de Minas Gerais. O estudo desenvolveu-se de maneira qualitativa a partir de questionário virtual com o intuito de conhecer as estratégias de ensino e aprendizagem a utilizadas a nível universitário, especificamente aos cursos de ciências humanas. Os resultados que foram analisados a luz da teoria cientifica a partir de Freire (1996, 2001, 2005), Zabalza (2003) e outros autores demonstram que as estratégias de ensino e aprendizagem são fundamentais para a atuação do docente e para o desenvolvimento dos alunos. Contudo o sucesso depende da integração de fatores que perpassam à relação professor-aluno, fatores estes que implicam motivação, conhecimento e principalmente persistência no contexto universitário.

Palavras-chave: Estratégias de ensino e aprendizagem; Ensino Superior; Educação universitária.

 

Resumén

Esta obra tiene por objeto analizar la utilización de las estrategias de enseñanza y aprendizaje en las prácticas educativas declaradas por los profesores y estudiantes de la enseñanza superior, en lo que respecta a la elección y aplicación de las estrategias de enseñanza y aprendizaje de una universidad pública del interior del Estado de Minas Gerais. El estudio se elaboró de manera cualitativa sobre la base de un cuestionario virtual a fin de conocer las estrategias de enseñanza y aprendizaje que se utilizarán a nivel universitario, específicamente para los cursos de humanidades. Los resultados analizados a la luz de la teoría científica de Freire (1996, 2001, 2005), Zabalza (2003) y otros autores demuestran que las estrategias de enseñanza y aprendizaje son fundamentales para el desempeño de los maestros y el desarrollo de los estudiantes. Sin embargo, el éxito depende de la integración de los factores que impregnan la relación profesor-alumno, factores que implican motivación, conocimiento y sobre todo persistencia en el contexto universitario.

Palabras clave: Estrategias de enseñanza y aprendizaje; Educación superior; Educación universitaria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Gonçalo Bento, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestranda em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação(PPGE) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em mobilidade acadêmica internacional na Universidad Nacional Costa Rica (UNA-CR). Bolsista CAPES. Licenciada em Pedagogia pela mesma Universidade. Pós-graduanda em Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica no Instituto Federal Minas Gerais - Campus Ouro Preto (IFMG-OP). Atualmente é integrante do Grupo de Pesquisa NESFE/UFOP - Núcleo de Estudos Sociedade, Família e Escola.

E-mail: elainebento2814@gmail.com/ Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3272-7610.

 

Leidelaine Sergio Perucci , Universidade Federal de Ouro Preto

Mestranda em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em mobilidade acadêmica internacional na Universidad Nacional Costa Rica (UNA-CR). Licenciada em Pedagogia pela mesma Universidade. Pós-graduanda em Coordenação Pedagógica na Universidade Cândido Mendes (UCAM) e em Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica no Instituto Federal Minas Gerais - Campus Ouro Preto (IFMG-OP).

E-mail: leideperucci@gmail.com / Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5764-5369

Downloads

Publicado

01/01/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 206
  • pdf downloads: 189

Como Citar

BENTO, E. G.; PERUCCI , L. S. . As práticas declaradas no processo de ensino e aprendizagem por professores e estudantes de Ensino Superior: Las prácticas declaradas en el proceso de enseñanza y aprendizaje por los profesores y estudiantes de la enseñanza superior . Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 31, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3767. Acesso em: 26 abr. 2024.