Representação Indígena, Território e Cultura no Festival Folclórico de Parintins: uma análise da retratação do Vale do Javari

Autores

Resumo

O pensamento sobre as questões indígenas é vinculado principalmente a partir dos anos 1980, com os inúmeros debates sobre a inserção deles na sociedade, visto os processos históricos de marginalização e também, de negação dessa identidade. No âmbito da cultura, essas questões ganharam importância a partir dos anos 1990, com os novos significados das festas populares, principalmente as envolvidas na Amazônia, como o caso de Parintins. A pesquisa é de cunho bibliográfico e qualitativo, se baseando em uma revisão de literatura e uma análise vinculada ao espetáculo apresentado a partir da toada “Vale do Javari”, gravada em 1996 e reapresentada em 2019. Nota-se uma valorização histórica e geográfica, além da mensagem voltada a valorização dos povos indígenas e também, relacionados a uma re-existência cultural, baseada no Ethos e nos diversos traços existentes entre os diversos grupos.

Abstract

The thinking on indigenous issues linked mainly from the 1980s onwards, with the numerous debates about their insertion in society, considering the historical processes of marginalization and of denying this identity. In the context of culture, these issues have gained importance since the 1990s, with the new meanings of popular festivals, especially those involved in the Amazon, as in the case of Parintins. The research is of a bibliographic and qualitative nature, based on a literature review and an analysis linked to the show presented from the “Vale do Javari”, recorded in 1996 and re-presented in 2019. In historical appreciation is noted and geographic, in addition to the message aimed at valuing indigenous peoples and also, related to a cultural reexistence, based on Ethos and the different traits existing between the different groups.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Augusto Nogueira dos Santos, UFAM/IFAM

Graduado em Geografia (Modalidade Bacharelado) e Mestrando em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas. Além disso, é graduando em Tecnologia em Logística pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, membro do grupo de pesquisa ''Geografia da Amazônia: Ambiente e Cultura'', do ''Grupo de Estudos em Transportes e Logística'' pela UFAM. Tem como linhas de pesquisa, os seguintes temas: Geografia Urbana, Geografia dos Transportes, Economia e Planejamento dos Transportes, Sistemas de Transportes, Políticas Públicas, Folclore e Cultura, com ênfase nos aspectos da Amazônia Brasileira. E-mail: nogueira.gabriel01@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1959-6313

Downloads

Publicado

09/12/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 228
  • pdf downloads: 229

Como Citar

DOS SANTOS, G. A. N. Representação Indígena, Território e Cultura no Festival Folclórico de Parintins: uma análise da retratação do Vale do Javari. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3736. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos