Educação engajada: por uma escrita libertadora feminista

Autores

  • Adriane Raquel Santana de Lima adrianelima29@yahoo.com.br
    Universidade federal do Pará

Resumo

 

Trata-se de um artigo situado no campo teórico-metodológico dos estudos feministas e, também, de uma educação engajada, libertadora e popular, pois reflete, inicialmente, sobre a importância de uma educação engajada, que tem como centralidade uma escrita libertadora feminista, considerando que a negação do existir das mulheres, historicamente, esteve associado com o impedimento do seu pensar, do seu criar e da sua autonomia. Como mulheres não-brancas temos o desafio de romper com a dualidade que torna as mulheres prisioneiras de valores e padrões que não correspondem às necessidades da vida e experiências populares. A transcendência dessa dualidade, produzem-se outros fundamentos para a vida, a cultura, a língua, a escrita e o pensamento; supera-se o pensamento meramente individual e no seu lugar faz surgir o pensamento coletivo, participativo e de justiça social.

Abstract

It is an article located in the theoretical-methodological field of feminist studies and, also, of an engaged, liberating and popular education, as it reflects, initially, on the importance of an engaged education, whose centrality is a feminist liberating writing, whereas the denial of the existence of women, historically, has been associated with the impediment of their thinking, their creation and their autonomy. As non-white women, we face the challenge of breaking with the duality that makes women prisoners of values ​​and standards that do not correspond to the needs of life and popular experiences. The transcendence of this duality produces other foundations for life, culture, language, writing and thought; the merely individual thinking is overcome and in its place it gives rise to collective, participatory and social justice thinking.

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Biografia do Autor

Adriane Raquel Santana de Lima, Universidade federal do Pará

Professora adjunta 1 da Universidade Federal do Pará, no Instituto de Ciências da Educação (UFPA- ICED). Doutora em Educação, pela Universidade Federal do Pará –UFPA, com doutorado sanduíche na Universidad Pedagogica Na cional da Colômbia. Pesquisadora dos campos da História da Educação, História da educação de mulheres na América Latina, Educação Popular Feminista, Educação do Campo e Feminismo decolonial e interseccional. É coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, gênero, femnismos e Interseccionalidade – GEPEGEFI–ICED/UFPA, cadastrado no diretório nacional de pesquisa CNPQ e membro do Conselho de Educação Popula da América Latina e do Caribe- CEAAL. Participo da Rede de pesquisa sobre Pedagogias Decoloniais na Amazônia. Email: adriane.lima@iced.ufpa.br    ORCID- https://orcid.org/0000-0002-4102-9104

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Publicado

03/10/2020
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Como Citar

LIMA, A. R. S. de. Educação engajada: por uma escrita libertadora feminista. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3641. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos