Educação engajada: por uma escrita libertadora feminista
Resumo
Trata-se de um artigo situado no campo teórico-metodológico dos estudos feministas e, também, de uma educação engajada, libertadora e popular, pois reflete, inicialmente, sobre a importância de uma educação engajada, que tem como centralidade uma escrita libertadora feminista, considerando que a negação do existir das mulheres, historicamente, esteve associado com o impedimento do seu pensar, do seu criar e da sua autonomia. Como mulheres não-brancas temos o desafio de romper com a dualidade que torna as mulheres prisioneiras de valores e padrões que não correspondem às necessidades da vida e experiências populares. A transcendência dessa dualidade, produzem-se outros fundamentos para a vida, a cultura, a língua, a escrita e o pensamento; supera-se o pensamento meramente individual e no seu lugar faz surgir o pensamento coletivo, participativo e de justiça social.
Abstract
It is an article located in the theoretical-methodological field of feminist studies and, also, of an engaged, liberating and popular education, as it reflects, initially, on the importance of an engaged education, whose centrality is a feminist liberating writing, whereas the denial of the existence of women, historically, has been associated with the impediment of their thinking, their creation and their autonomy. As non-white women, we face the challenge of breaking with the duality that makes women prisoners of values and standards that do not correspond to the needs of life and popular experiences. The transcendence of this duality produces other foundations for life, culture, language, writing and thought; the merely individual thinking is overcome and in its place it gives rise to collective, participatory and social justice thinking.
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