Práticas de leitura cartográfica entre licenciandos de geografia: um balanço das dissertações e teses dos anos de 2008 a 2018
Resumo
Este artigo aborda o Estado do Conhecimento da produção científica no campo da Geografia concernente às práticas de leitura acerca do gênero mapa temático na formação do professor de geografia, a partir das dissertações e teses defendidas entre 2008 e 2018. O objetivo é apresentar as temáticas abordadas, o percurso investigativo e os principais achados desse campo. Por meio da base de dados do portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), constatou-se 241 pesquisas na área de conhecimento da Geografia, sendo apenas 04 delas abordando a relação entre o mapa e a Geografia. O levantamento revelou que, ao se especificar os tipos de linguagens, os estudos decrescem, indicando a necessidade de pesquisas que explorem as práticas de leitura cartográfica concernentes ao mapa, enquanto gênero multimodal, na formação do professor de geografia.
Abstract
This article addresses the State of Knowledge of scientific production in the field of Geography concerning reading practices about the thematic map genre in the formation of geography teachers, based on the dissertations and theses defended between 2008 and 2018. The objective is to present the themes addressed, the investigative path and the main findings of this field. Through the database of the portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), 241 surveys were found in the area of knowledge of Geography, with only four of them addressing the relationship between the map and Geography. The survey revealed that, when specifying the types of languages, studies decrease, indicating the need for research that explores the cartographic reading practices concerning the map, as a multimodal genre, in the formation of the geography teacher.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 124
- pdf downloads: 160