Escrita acadêmica: a (re)criação de si por meio da experiência comunicável

Autores

Resumo

O objetivo deste artigo é defender a ideia de que a escrita acadêmica possibilita a (re)criação de si, por meio da experiência comunicável, ante a probabilidade de que a maioria dos reveses, dessa efetivação, encontre-se no silenciamento progressivo de alunos durante a sua formação. Para tanto, abre-se ao diálogo as dificuldades presentes na ação de escrever, na academia, com suas exigências e critérios, partindo-se do pressuposto de que a educação básica pode não estar contribuindo para tal competência, desde que aderiu, mesmo inconscientemente, a um sistema de semiformação, que pode silenciar a palavra. Esse esforço busca na abordagem qualitativa, de cunho hermenêutico as reflexões necessárias, tendo como referência a compreensão e interpretação de Gadamer (1999).

Resumen:

El objetivo de este artículo es defender la idea de que la escritura académica permite la (re)creación de uno mismo, a través de la experiencia comunicable, en vista de la probabilidad de que la mayoría de los contratiempos, de esta efectividad, se encuentren en silenciar Desarrollo progresivo de los estudiantes durante su formación. Por lo tanto, las dificultades presentes en la acción de la escritura, en la academia, con sus requisitos y criterios, están abiertas al diálogo, en base al supuesto de que la educación básica puede no estar contribuyendo a dicha competencia, ya que se unió, incluso inconscientemente, a un sistema de semiformación, que puede silenciar la palabra. Este esfuerzo busca en el enfoque cualitativo, de naturaleza hermenéutica, las reflexiones necesarias, teniendo como referencia la comprensión e interpretación de Gadamer (1999).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Elisa Réquia Souza, Universidade Federal de Santa Maria

Formação inicial Filosofia, especialista em Educação Ambiental, Mestre em Educação e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é Tutora do Curso de Graduação em Ciências da Religião e participa do Grupo de Pesquisa Formação Cultural, Hermenêutica e Educação. Trabalhou 20 anos com o apoio e orientação didático-pedagógica a alunos e docentes da UFSM e atualmente é Pesquisadora do tema “as dores emocionais de docentes do Ensino Superior”. Email: saereso@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5560-0519

Amarildo Luiz Trevisan, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Educação pela Universidade Federal Rio Grande do Sul (UFRGS) e Pós-Doutor em Humanidades pela Universidade Carlos III (UC3M), de Madri, Espanha; é professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e pesquisador PQ 1D - CNPq. Atua na área de Filosofia da Educação. Publicou vários livros, capítulos e artigos sobre Filosofia e Educação. É coordenador do Grupo de Pesquisa Formação Cultural, Hermenêutica e Educação – GPFORMA. E-mail: trevisanamarildo@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3575-4369

Ercilia Maria de Moura Garcia Luiz, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora e Mestre em Educação; Especialização em Psicomotricidade; Graduação em Letras. Cursou Psicanálise com ênfase em Mitologia. Educadora Emérita do Rio Grande do Sul. Atuou como Professora de Português, Literatura e Inglês, Supervisora e Orientadora Educacional na Rede Pública Estadual. Professora do Curso de Graduação em Ciências da Religião na modalidade EAD - UFSM. Integrante do Grupo de Pesquisa GPFORMA na UFSM e Coordenadora Nacional do MOBREC (Movimento Brasileiro de Educadores Cristãos). Conferencista e organizadora de Seminários, Congressos e Cursos. Email.: erciliamou@yahoo.com.br. Orcid: https://org/0000-0002-7070-085x.

Downloads

Publicado

09/12/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 200
  • pdf downloads: 135

Como Citar

RÉQUIA SOUZA, S. E.; TREVISAN, A. L.; DE MOURA GARCIA LUIZ, E. M. . Escrita acadêmica: a (re)criação de si por meio da experiência comunicável. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3626. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos