Decolonialidade, Democracia e Arte da Pesquisa Sociopoética na Educação em Direitos Humanos

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Resumo

Este artigo analisa a potencialidade da abordagem sociopoética na prática de pesquisa e formação de professoras na Educação em Direitos Humanos no ensino básico, ressaltando sua perspectiva transversal de decolonialidade, democracia e arte do corpo numa estética da existência e de desobediência epistêmica. Resultante de um processo de pesquisa doutoral, interventiva e cartográfica, apresenta relevância científica, filosófica, metodológica e formativa de professores em contexto escolar de violação de direitos humanos, principalmente para a população de crianças, adolescentes e jovens da educação básica. É baseado nos estudos de Gauthier (2010, 2012), Adad (2011, 2014), Deleuze e Guattari (1997, 2010), Foucault (1992, 2014), Morin (2005), Santos (2010, 2018), Larrosa (2016), dentre outros desta vertente. A pesquisa constata a potência da Sociopoética na educação em Direitos Humanos.

Abstract

This article analyses potentiality of the sociopoetics’ approach in the practice of research and training of female teachers on Education of Human Rights in the basic education, highlighting its transversal perspective of decoloniality, democracy and body’ art in a stetics of the existance and of epistemic desobey. Resultant of na doctoral research process, interventive and cartographic, it shows scientific relevance, philosophical, methodological and formative of teachers in the scholar context of human rights violation, mainly to the population of children, tennagers and youthful of the basic education. It is grounded on the studies of Gauthier (2010, 2012), Adad (2011, 2014), Deleuze e Guattari (1997, 2010), Foucault (1992, 2014), Morin (2005), Santos (2010, 2018), Larrosa (2016), among others of that strand. The research finds the Sociopetics' power in education in Human Rigthts.

 

 

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Biografia do Autor

Maria do Socorro Borges da Silva, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Maria do Socorro Borges da Silva. Doutora e mestra em Educação, especialista em História Política Contemporânea e licenciada em História. Professora do Departamento de Fundamentos da Educação (DEFE) do Centro de Ciências da Educação (CCE) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa “Educação, Gênero e Cidadania” (NEPEGECI) e Observatório de Juventudes e Violência na Escola (OBJUVE). Coordenadora do Laboratório de Experiências e Criações do Educar em Direitos Humanos (LECedh/UFPI). E-mail: msocorrobs@ufpi.edu.br

ORCID: http://orcid.org/0000-0003-1502-1341

Shara Jane Holanda Costa Adad, Universidade Federal do Piauí

Shara Jane Holanda Costa Adad. Cientista Social. Especialista em História do Piauí. Doutora em Educação. Professora do Departamento de Fundamentos da Educação (DEFE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd), do Centro de Ciências da Educação (CCE) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Coordenadora do Núcleo de estudos e pesquisas “Educação, Gênero e Cidadania” e do Observatório das Juventudes e Violências na Escola (OBJUVE). E-mail: shara_pi@hotmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7711-6325

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Publicado

03/10/2020
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Como Citar

BORGES DA SILVA, M. do S.; HOLANDA COSTA ADAD, . S. J. . Decolonialidade, Democracia e Arte da Pesquisa Sociopoética na Educação em Direitos Humanos. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3611. Acesso em: 26 dez. 2024.

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Artigos