Decolonialidade, Democracia e Arte da Pesquisa Sociopoética na Educação em Direitos Humanos
Resumo
Este artigo analisa a potencialidade da abordagem sociopoética na prática de pesquisa e formação de professoras na Educação em Direitos Humanos no ensino básico, ressaltando sua perspectiva transversal de decolonialidade, democracia e arte do corpo numa estética da existência e de desobediência epistêmica. Resultante de um processo de pesquisa doutoral, interventiva e cartográfica, apresenta relevância científica, filosófica, metodológica e formativa de professores em contexto escolar de violação de direitos humanos, principalmente para a população de crianças, adolescentes e jovens da educação básica. É baseado nos estudos de Gauthier (2010, 2012), Adad (2011, 2014), Deleuze e Guattari (1997, 2010), Foucault (1992, 2014), Morin (2005), Santos (2010, 2018), Larrosa (2016), dentre outros desta vertente. A pesquisa constata a potência da Sociopoética na educação em Direitos Humanos.
Abstract
This article analyses potentiality of the sociopoetics’ approach in the practice of research and training of female teachers on Education of Human Rights in the basic education, highlighting its transversal perspective of decoloniality, democracy and body’ art in a stetics of the existance and of epistemic desobey. Resultant of na doctoral research process, interventive and cartographic, it shows scientific relevance, philosophical, methodological and formative of teachers in the scholar context of human rights violation, mainly to the population of children, tennagers and youthful of the basic education. It is grounded on the studies of Gauthier (2010, 2012), Adad (2011, 2014), Deleuze e Guattari (1997, 2010), Foucault (1992, 2014), Morin (2005), Santos (2010, 2018), Larrosa (2016), among others of that strand. The research finds the Sociopetics' power in education in Human Rigthts.
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