Os sentidos do autismo no ensino superior: contribuições da oficina pedagógica bate papo sobre autismo

Autores

Resumo

Apesar do aumento no número de diagnósticos de Transtorno do Espectro Autista (TEA), ainda há desconhecimento da sociedade de modo geral sobre o autismo. Buscando investigar as contribuições da oficina pedagógica Bate papo sobre autismo na aquisição de conhecimentos acerca do transtorno, avaliou-se a aprendizagem de 23 estudantes e professores do ensino superior sobre TEA, por meio de observação participante e questionário aberto aplicado, como pré-teste e pós-teste. Os dados foram tratados por meio de análise de conteúdo e revelaram que a oficina contribuiu na ampliação de conhecimentos dos participantes sobre TEA, principalmente no que tange à definição, características de pessoas autistas, em como se dá o tratamento do TEA e a importância da inclusão escolar de autistas em classes regulares. Contudo, ainda há necessidade de trabalhar o papel da tríade família, escola e especialistas no desenvolvimento da pessoa autista, além de esclarecer diferenças entre a manifestação de birras e de incômodos por pessoas com TEA.

 

Abstract

Despite the increase in the number of diagnoses of Autistic Spectrum Disorder (ASD), there is still a lack of knowledge in society about autism. Seeking to investigate the contributions of the pedagogical workshop Chat on autism in the acquisition of knowledge about the disorder, we evaluated the learning of 23 students and teachers of higher education on ASD, through participant observation and an open questionnaire applied, as pre-test and post-test. The data were treated by content analysis and revealed that the workshop contributed to the expansion of the participants' knowledge about ASD, especially with regard to the definition, characteristics of autistic people, how the ASD treatment is carried out and the importance of school inclusion of autistic children in regular classes. However, there is still a need to work on the role of the triad family, school and specialists in the development of the autistic person, in addition to clarifying differences between the manifestation of tantrums and discomfort by people with ASD.

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Biografia do Autor

Gisele Soares Lemos Shaw, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Professora Adjunta da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Educação Especial (FTC), especialista em a Construção do Conhecimento e o Ensino de Ciências e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Líder do Núcleo de Pesquisa Educação em Ciências (NPEC) da UNIVASF. Associada à Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e à Associação de Crianças autistas de Senhor do Bonfim (ACASB).

E-mail: gisele.shaw@univasf.edu.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9195578929388801.

Link ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5926-2679.

Geraldo Soares da Silva Junior, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano

Especialista em Educação Matemática e Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual da Bahia - UNEB. Assistente em administração do Instituto Federal Baiano. Tem experiência na área de Inclusão de pessoas autistas e Ensino de Matemática.

E-mail: Geraldo.junior@ifbaiano.edu.br.     Lattes: http://lattes.cnpq.br/0089979813126382

Link ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3112-9424.

 

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Publicado

03/10/2020
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Como Citar

SOARES LEMOS SHAW, G.; SOARES DA SILVA JUNIOR, G. Os sentidos do autismo no ensino superior: contribuições da oficina pedagógica bate papo sobre autismo. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3573. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

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Artigos