O movimento do bebê na creche: sinais orientadores para o trabalho docente

The movement of the baby in the day care: signs that guide the teaching work

Autores

  • José Ricardo Silva ricardosilvaunesp@gmail.com
  • José Milton de Lima milton.lima@unesp.br

Resumo

Na creche ainda há concepções assistencialistas. Contrariando estas concepções, a teoria histórico-cultural nos auxilia a afirmar que o bebê necessita de relações humanas. Para desenvolver este trabalho, o professor pode deixar-se guiar por sinais emitidos pelos bebês. Nosso objetivo é apontar a correspondência entre os movimentos e a situação social de desenvolvimento dos bebês no primeiro ano de vida. Quatro bebês foram fotografados e filmados enquanto se relacionavam com o entorno. O materialismo histórico e dialético, enquanto método de pesquisa, nos auxiliou na compreensão do movimento realizado pelo bebê. Desta compreensão, emergiram categorias de análises que apontaram as necessidades internas dos bebês enquanto se moviam. Concluímos que os professores podem se guiar pelos movimentos realizados pelos bebês para planejar e propor vivências que promovam desenvolvimento.

Palavras-chave: bebê; movimento; teoria histórico-cultural.  

 

 

Abstract

In the daycare center there are still assistentialist conceptions. Contrary to these conceptions, the historical-cultural theory helps us to affirm that the baby needs human relations. To develop this work, the teacher can be guided by signals emitted by babies. Our goal is to point out the correspondence between the movements and the social development situation of babies in the first year of life. Four babies were photographed and filmed while relating to their surroundings. Historical and dialectical materialism, as a research method, helped us to understand the movement performed by the baby. From this understanding, categories of analyzes emerged that pointed out the babies' internal needs while moving. We conclude that teachers can be guided by the movements carried out by babies to plan and propose experiences that promote development.

Keywords: baby; movement; historical-cultural theory.

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Biografia do Autor

José Ricardo Silva

Possui licenciatura em Educação Física (2005) pela Faculdade de Ciências e Tecnologias (UNESP), Presidente Prudente – SP e em Pedagogia pela Universidade de Jales (UniJales), Pós-graduação nível Latu senso em Educação Infantil (2009), Mestrado em Educação (2012) e Doutorado em Educação (2017) pela Faculdade de Ciências e Tecnologias (UNESP), Presidente Prudente – SP. Professor de Educação Física do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Araraquara.  Email: ricardosilvaunesp@gmail.com; Link Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6589-6969.

José Milton de Lima

 

Possui licenciatura em Educação Física e Graduação em Pedagogia, concluiu o mestrado em 1995 e o doutorado em 2003 no Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP), de Marília. Concluiu o primeiro Pós-Doutorado em 2008, junto à Faculdade de Ciências de Bauru, abordando o tema: Cultura Lúdica e Televisão na Infância: implicações para a prática educativa e o segundo Pós-Doutorado na Universidade de Salamanca na Espanha, em 2013. Foi aprovado no Concurso de Livre Docência em Educação Infantil em 2018. E-mail: milton.lima@unesp.br; Link Orcid: http://orcid.org/0000-0001-5519-2618.

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Publicado

05/03/2021
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Como Citar

SILVA, J. R.; DE LIMA, J. M. . O movimento do bebê na creche: sinais orientadores para o trabalho docente: The movement of the baby in the day care: signs that guide the teaching work. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 31, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3552. Acesso em: 22 dez. 2024.