Aprender a Conviver com o Semiárido a partir das Experiências de Luta e Resistência dos/das Agricultores/as da Chapada do Apodi/RN

Autores

  • Linconly Jesus Alencar Pereira linconly@unilab.edu.br
    Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB).
  • Luciélio Marinho da Costa leomarinhosufpb@gmail.com
    Universidade Federal da Paraíba
  • Maria do Socorro Xavier Batista socorroxbatista@gmail.com
    Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Os escritos que estruturam este artigo têm como objetivo compreender as experiências de resistência e de convivência com o semiárido dos/das agricultores/as da Chapada do Apodi/RN. A pesquisa é de natureza qualitativa, tendo como abordagem metodológica o materialismo histórico-dialético e, como instrumento de coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada. Ancoramos esse trabalho nas ideias que geram um conceito de agroecologia, fazendo-nos direcionar nossos olhares para as experiências agroecológicas de convivência com o semiárido brasileiro, especificamente nos assentamentos Sítio de Góis, Tabuleiro Grande e São Manoel, com o intuito de compreendê-las a partir da realidade vivenciada pelos/as estudantes da Ledoc/Ufersa/RN.  

Resumen

Los escritos que estructuran este artículo tienen como objetivo comprender las experiencias de resistencia y convivencia con los semiáridos de los agricultores de la Chapada do Apodi / RN. La investigación es de naturaleza cualitativa, teniendo como enfoque metodológico el materialismo histórico-dialéctico y, como instrumento de recolección de datos, se utilizaron entrevistas semiestructuradas. Anclamos este trabajo en las ideas que generan un concepto de agroecología, haciéndonos dirigir nuestra mirada a las experiencias agroecológicas de vivir con los semiáridos brasileños, específicamente, en los asentamientos de Sítio de Góis, Tabuleiro Grande y São Manoel, para comprenderlos. De la realidad vivida por los alumnos de Ledoc / Ufersa / RN.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Linconly Jesus Alencar Pereira, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB).

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, professor do Instituto de Humanidades da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB). E-mail: linconly@unilab.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4604-5517

Luciélio Marinho da Costa, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Professor do Departamento de Fundamentação da Educação do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). E-mail: leomarinhosufpb@gmail.com.

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5872-4349

Maria do Socorro Xavier Batista, Universidade Federal da Paraíba

 Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. Professora do Departamento de Educação do Campo, do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFPB. E-mail: socorroxbatista@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7202-1041

Downloads

Publicado

04/10/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 207
  • pdf downloads: 157

Como Citar

ALENCAR PEREIRA, L. J.; MARINHO DA COSTA, L. .; XAVIER BATISTA, M. do S. Aprender a Conviver com o Semiárido a partir das Experiências de Luta e Resistência dos/das Agricultores/as da Chapada do Apodi/RN . Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3525. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos