Ecologia e educação ambiental: um estudo sobre as inter-relações conceituais

Autores

  • Eloisa Antunes Maciel elloisamacciell@hotmail.com
    UFFS
  • Rosangela Inês Matos Uhmann rosangela.uhmann@uffs.edu.br
    UFFS

Resumo

A Ecologia surgiu, no século XIX, propondo estudos acerca das relações dos organismos com o ambiente. As consequências das ações humanas aos recursos naturais possibilitaram inquietações mundiais tratadas pela Educação Ambiental (EA). O objetivo desta pesquisa constituiu-se em investigar, por meio de fatos históricos, as inter-relações entre Ecologia e EA. A metodologia de abordagem qualitativa desta pesquisa teve por princípio investigar na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, entre 2003 a 2019, observando os descritores: “História”, “Ecologia” e “EA”. A partir disso, notaram-se referências bibliográficas que se repetiam, tornando-se o principal referencial desta pesquisa. Como resultado, observou-se que Ecologia e EA podem ser tratadas como sinônimos quando os conhecimentos não se aprofundam em suas particularidades conceituais.

Abstract

Ecology emerged as a science in the 19th century, proposing studies regarding the relationship stablished among the organisms withim the environment.  Also about the consequences of human actions on natural resources have made global concerns addressed by Environmental Education (EA) possible. The maing goal of this research was to investigate, through historical facts, the interrelationships between Ecology and Enviromental Education (ED). As methodology we decided per the qualitative approach since this research had as main principle to investigate the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations, between the years of 2003 to 2019, observing the descriptors: "History", "Ecology" and "Environmental Education. From that, bibliographic references were repeated, which lead this work to become the main reference of this research. As a result, we were able to observed that Ecology and EE can be treated as synonyms when the knowledge does not deepen in its conceptual particularities.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eloisa Antunes Maciel , UFFS

Mestranda Bolsista Capes/DS do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências, da Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS, Cerro Largo, RS, Brasil.

LATTES: http://lattes.cnpq.br/2436187543678608

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-9836-8211

E-mail: elloisamacciell@hotmail.com

Rosangela Inês Matos Uhmann, UFFS

Professora Adjunta do Curso de Química Licenciatura e do PPGEC
Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PPGEC)
Coordenadora de Seção da Revista Insignare Scientia (RIS)
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo-RS

Downloads

Publicado

01/09/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 998
  • pdf downloads: 484

Como Citar

ANTUNES MACIEL , . E.; INÊS MATOS UHMANN, R. Ecologia e educação ambiental: um estudo sobre as inter-relações conceituais. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3520. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos