Estágio não obrigatório e o curso de Pedagogia: dilemas e desafios na formação inicial e educação especial

Autores

Resumo

O presente estudo teve por objetivo investigar a atuação e percepção dos estudantes do curso de Pedagogia, de uma universidade privada, que realizam estágio não-obrigatório na rede regular de ensino na cidade de Sorocaba, São Paulo. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, fundamentada no pensamento de Antonio Gramsci e Lev S. Vygotsky. Aplicou-se questionário semiaberto a 87 alunos do curso de Pedagogia. Os resultados apontaram que a maioria dos participantes do estudo eram mulheres jovens, na faixa de 18 a 24 anos de idade, cursavam a primeira graduação, e uma parcela significativa realizava o estágio não-obrigatório. Este tem sido realizado pela maioria dos estagiários no cumprimento de Atividades de Vida Diária (AVD), substituindo a função de cuidador. Inclusive, em alguns casos a tarefa envolve AVD e atividades pedagógicas. Conclui-se que o estágio não-obrigatório se tornou uma estratégia de mão-de-obra barata e precarização da formação do licenciando.

Abstract

This study aimed to investigate the role and perception of students in the pedagogical training course of a private university, who do non-compulsory internships in the regular teaching system in the city of Sorocaba, state of São Paulo. It is quantitative and qualitative research, based on the thoughts of Antonio Gramsci and Lev S. Vygotsky. A questionnaire was applied semi-open to 87 students of the Pedagogical training course. The results showed that most of the participants of the study were young women, between 18 and 24 years of age, attending their first graduation, and a significant portion of them attended the non-compulsory internship. The non-compulsory internship has been conducted by most interns in the performance of Daily Life Activities (DAA), replacing the role of caregiver. In some cases, the task even involves DAA and educational activities. It is concluded that the non-compulsory internship has become a strategy of cheap labor and precarization of the graduate training.

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Biografia do Autor

Ana Lídia de Oliveira Santos, Universidade Paulista, licenciada em Pedagogia

Pedagoga.

João Henrique da Silva, Professor visitante do Programa de Pós-graduação strictu sensu em Educação da Universidade Federal de Roraima

Doutor em Educação Especial pela UFSCar. Mestre em Educação pela UFGD. Bacharel e licenciado em Filosofia. Pedagogo. Professor visitante do mestrado em educação da UFRR.

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Publicado

01/09/2020
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Como Citar

SANTOS, A. L. de O. .; SILVA, J. H. da. Estágio não obrigatório e o curso de Pedagogia: dilemas e desafios na formação inicial e educação especial. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3497. Acesso em: 18 abr. 2024.

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Artigos