Evasão em números no ensino superior: estudo na Universidade Federal do Pará, Campus de Altamira

Autores

Resumo

Este estudo de abordagem quantitativa, realizado nos anos de 2018 e 2019, na Universidade Federal do Pará, Campus de Altamira, teve como principal objetivo identificar o índice de evasão por faculdade e no Campus das turmas ingressantes nos anos de 2009 e 2010. Constituíram-se como corpus da pesquisa as listas de matrículas dos estudantes ingressantes dos anos base, disponibilizadas pela Secretaria Acadêmica do Campus. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva e à luz dos autores que discutem a temática da evasão no ensino superior. Houve nesse período sete turmas ingressantes, cinco de Licenciatura e duas de bacharelado. O índice de evasão entre os sete cursos oscilou, sendo o mais baixo e o mais alto apresentado pelas licenciaturas.  Houve um número alto de estudantes evadidos, indicando a necessidade de estudos sobre as causas que têm desencadeado esse fenômeno no Campus, com vistas a propor ações para mitigá-lo.

Abstract

This quantitative approach study, carried out in the years 2018 and 2019, at the Federal University of Pará, Campus of Altamira, had as main objective to identify the dropout rate by college and at the Campus of the incoming classes in the years 2009 and 2010. the enrollment lists of students entering the base years were made available as a corpus of the research, made available by the Campus Academic Secretariat. The data were analyzed using descriptive statistics and in the light of the authors who discuss the topic of dropout in higher education. During this period, there were seven new classes, five undergraduate and two undergraduate. The dropout rate among the seven courses fluctuated, being the lowest and highest presented by undergraduate degrees. There was a high number of dropout students, indicating the need for studies on the causes that have triggered this phenomenon on Campus, with a view to proposing actions to mitigate it.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Celi Alvarenga de Moura Castro, Universidade Federal do Pará

Professora Adjunta Pesquisa Educacional" Universidade Federal do Pará- Campus Altamira

Downloads

Publicado

01/09/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 140
  • pdf downloads: 242

Como Citar

CASTRO, R. C. A. de M.; SILVA, J. K. . S. da; ANUNCIAÇÃO DA SILVA, J. Evasão em números no ensino superior: estudo na Universidade Federal do Pará, Campus de Altamira. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3486. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos