Educação popular e identidade negra: opressões, reflexões e a libertação de sujeitos livres

Autores

Resumo

O objetivo do presente ensaio teórico é realizar uma aproximação entre a identidade negra e a Educação popular, permitindo fornecer indícios de entrelaçamento com a Educação libertadora, no qual exerce sobre os estudantes negros e negras a disseminação de significados e a valorização de sua identidade, tornando os livres da opressão. Assim, discutimos a ação que a Educação popular e os Estudos culturais desempenham para o entendimento das questões raciais, colonização e identidade negra, contribuindo para a libertação cultural e ideológica dos estudantes. Concluímos que para libertar os sujeitos livres, é necessário que a educação e o ensino, contemplem as relações étnico-raciais, especialmente no que se refere as identidades negras, buscando, conscientizar e problematizar, as questões raciais e de desigualdade social. Desta maneira, libertos das opressões simbólicas e culturais, os estudantes atuarão como agentes transformadores da sociedade, a fim de conquistar a justiça social.

Abstract

The objective of this theoretical essay is to search for a black identity and popular education, to provide evidence of intertwining with liberating education, does not qualify the exercise on black and black students the dissemination of meanings and the enhancement of their identity, making them free from oppression. Thus, we discuss the action that Popular Education and Cultural Studies play to understand racial issues, colonization and black identity, contributing to the cultural and ideological liberation of students. We conclude that in order to liberate the free, it is necessary that education and teaching, contemplate ethnic-racial relations, especially with regard to black identities, seeking, raising awareness and problematizing, racial and social inequality issues. In this way, freed from symbolic and cultural oppression, students will act as transforming agents of society, in order to achieve social justice.

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Biografia do Autor

Thiago Batista Costa, Universidade de São Paulo. Instituto Federal de São Paulo Registro-SP-Brasil

Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Professor de Educação Física no Instituto Federal de São Paulo.

Cláudio Aparecido de Sousa, Universidade São Judas Tadeu. Rede Municipal de Santo André

Doutorando em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Professor de Educação Física nas redes públicas municipais de Santo André e São Bernardo do Campo - SP.

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Publicado

01/09/2020
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Como Citar

BATISTA COSTA, T. .; APARECIDO DE SOUSA, C. . Educação popular e identidade negra: opressões, reflexões e a libertação de sujeitos livres. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3458. Acesso em: 26 dez. 2024.

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Artigos