Percepções sobre pele na área da educação física: experiências do tocar
Resumo
O ato de tocar e ser tocado durante a infância é essencial para o desenvolvimento do comportamento enquanto adulto, no entanto, culturalmente estamos nos distanciando dessa ação. Em nossas análises, constatamos que o fato de as crianças evitarem o toque entre si pode estar relacionado com a compreensão que possuem de sua própria pele. Por essa razão, objetivamos ressignificar a percepção sobre pele por meio de uma prática intervencionista da Educação Física que privilegiou o tato. Para tanto, construímos, sob o paradigma fenomenológico, uma pesquisa-ação com crianças entre 9 e 10 anos. Quanto aos instrumentos, utilizamos o teste do desenho, a observação participante, a roda de conversa e a fotografia. Como resultado, percebemos que as crianças necessitavam de maior contato entre elas e, por meio da exploração do tato, foi possível ressignificar suas percepções sobre pele. Além do mais, baseamo-nos também na Teoria das Cinco Peles, e as experiências do tato revelaram uma interação entre essas diferentes peles, impulsionando-nos a defini-las como interpele.
Abstract:
The act of touching and being touched during childhood is essential for the development of adult behavior, however, we are culturally distancing ourselves from this action. In our analyzes, we found that the fact that children avoid touching each other may be related to the understanding they have of their own skin. For this reason, we aim to re-sign the perception about skin through an interventionist practice of Physical Education that privileged touch. Therefore, we constructed, under the phenomenological paradigm, an action-research with children between 9 and 10 years. As for the instruments, we used the drawing test, the participant observation, the talk wheel and the photograph. As a result, we realized that children needed more contact between them and, through the exploration of touch, it was possible to re-signify their perceptions about skin. Moreover, we are also based on the Five-Skin Theory, and the experiences of tact revealed an interaction between these different skins, impelling us to define them as interpele.
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