Percepções sobre pele na área da educação física: experiências do tocar

Autores

  • Denis Oliveira Decussatti decussatti@gmail.com
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
  • Iraquitan Oliveira Caminha caminhairaquitan@gmail.com
    Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Resumo

O ato de tocar e ser tocado durante a infância é essencial para o desenvolvimento do comportamento enquanto adulto, no entanto, culturalmente estamos nos distanciando dessa ação. Em nossas análises, constatamos que o fato de as crianças evitarem o toque entre si pode estar relacionado com a compreensão que possuem de sua própria pele. Por essa razão, objetivamos ressignificar a percepção sobre pele por meio de uma prática intervencionista da Educação Física que privilegiou o tato. Para tanto, construímos, sob o paradigma fenomenológico, uma pesquisa-ação com crianças entre 9 e 10 anos. Quanto aos instrumentos, utilizamos o teste do desenho, a observação participante, a roda de conversa e a fotografia. Como resultado, percebemos que as crianças necessitavam de maior contato entre elas e, por meio da exploração do tato, foi possível ressignificar suas percepções sobre pele. Além do mais, baseamo-nos também na Teoria das Cinco Peles, e as experiências do tato revelaram uma interação entre essas diferentes peles, impulsionando-nos a defini-las como interpele.

Abstract:

The act of touching and being touched during childhood is essential for the development of adult behavior, however, we are culturally distancing ourselves from this action. In our analyzes, we found that the fact that children avoid touching each other may be related to the understanding they have of their own skin. For this reason, we aim to re-sign the perception about skin through an interventionist practice of Physical Education that privileged touch. Therefore, we constructed, under the phenomenological paradigm, an action-research with children between 9 and 10 years. As for the instruments, we used the drawing test, the participant observation, the talk wheel and the photograph. As a result, we realized that children needed more contact between them and, through the exploration of touch, it was possible to re-signify their perceptions about skin. Moreover, we are also based on the Five-Skin Theory, and the experiences of tact revealed an interaction between these different skins, impelling us to define them as interpele.

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Biografia do Autor

Denis Oliveira Decussatti, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Doutorado no Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB, na área de concentração Cultura, Educação e Movimento Humano, com investigações ligadas a linha de Estudos Socioculturais da Educação Física. Mestre reconhecido pelo programa Desenvolvimento Regional da Universidade Estadual da Paraíba na linha de cultura e desenvolvimento. Graduado em Educação Física reconhecido pela Universidade Federal da Paraíba. Membro do grupo de pesquisa: LAISTHESIS - Laboratório de Estudos sobre Corpo, Estética e Sociedade

 

Iraquitan Oliveira Caminha, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Graduado em Psicologia pelos Institutos Paraibanos de Educação (1990). Graduado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (1995). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (1996). Doutor em Filosofia pela Université Catholique de Louvain (2001). Atualmente, é professor titular do Departamento de Educação Física, do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Estadual de Pernambuco/Universidade Federal da Paraíba e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal da Paraíba. Autor dos livros O distante-próximo e o próximo-distante: corpo e percepção na filosofia de Merleau-Ponty (Editora da UFPB, 2010), Escritos diversos no universo do corpo, educação, psicanálise e filosofia (LiberArs 2015), 10 Lições sobre Merleau-Ponty (Vozes, 2019) e de vários artigos e capítulos de livros sobre Corpo, Educação, Psicanálise e Filosofia. 

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Publicado

01/09/2020
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Como Citar

DECUSSATTI, D. O.; CAMINHA, I. O. Percepções sobre pele na área da educação física: experiências do tocar. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3426. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos