As territorialidades constituídas pelas crianças, por meio do brincar na educação infantil, em uma escola de Belo Horizonte-MG

Autores

Resumo

Este artigo é decorrente de uma pesquisa realizada no âmbito do Programa Institucional de Apoio à Pesquisa da Universidade do Estado de Minas Gerais, no segmento da educação infantil, em uma escola da Rede Privada de Belo Horizonte-MG, com crianças de 3 a 4 anos, em uma turma de Maternal III. Teve como principal objetivo analisar como o brincar, enquanto linguagem essencial e cultura da criança, se configura nas territorialidades infantis constituídas pelas crianças em escolas de educação infantil no município de Belo Horizonte- MG.  A pesquisa trouxe à tona a evidência de que as crianças se apropriam dos espaços, atribuindo-lhes outros usos e significados, constituindo territorialidades por meio de um processo de produção de culturas, próprias do mundo delas.

Abstract

This article is the result of a research carried out under the Institutional Research Support Program of the University of the State of Minas Gerais, in the segment of early childhood education, in a school of the Private Network of Belo Horizonte-MG, with children from 3 to 4 years old, in a Maternal III classroom. Its main objective was to analyze how the playing, as an essential language and culture of the child, is configured in the children's territorialities constituted by them in schools of early childhood education, in the municipality of Belo Horizonte- MG.  The research brought to light the evidence that children appropriate the spaces, giving them other uses and meanings, constituting territorialities through a process of production of cultures, proper of their world.

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Biografia do Autor

Ana Paula Braz Maletta, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu "Educação e Formação Humana” e do Curso de Pedagogia da FaE/UEMG. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Linguagem-NEPEL e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Conhecimento- COED. E-mail: ana.maletta@uemg.br      ORCID https://orcid.org/0000-0002-3253-3990

Jennifer Vaz Barcelar Ferreira Gomes da Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduanda do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação/UEMG e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Educação e Linguagem-NEPEL e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Conhecimento- COED. E-mail: jenniferbarcelar@gmail.com ORCID https://orcid.org/0000-0001-6270-3674

 

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Publicado

08/12/2020
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Como Citar

MALETTA, A. P. B.; DA SILVA, J. V. B. F. G. As territorialidades constituídas pelas crianças, por meio do brincar na educação infantil, em uma escola de Belo Horizonte-MG. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3417. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos