Fábulas como material didático-pedagógico no ensino de parasitologia

Autores

  • Jones Baroni Ferreira de Menezes jones.baroni@uece.br
  • Lydia Dayanne Maia Pantoja lydia.pantoja@uece.br
  • Germana Costa Paixão germana.paixao@uece.br

Resumo

Fables as a teaching-pedagogical material in parasitology teaching

Resumo

O uso das fábulas em sala de aula instiga o interesse dos alunos e estimula o seu imaginário. Dentro desse contexto, objetivou-se apresentar fábulas desenvolvidas por alunos de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas a distância. Trata-se de estudo de caso documental e descritivo, onde os alunos foram desafiados a produzirem fábulas parasitológicas. 16 fábulas foram analisadas, cujo conteúdo mais abordado foram os helmintos (50%), constatou-se a preocupação dos alunos em apresentar um narrador onisciente, uma narrativa breve, ser de natureza simbólica e ter moral no final da história. Pondera-se que a fábula é um instrumento prazeroso, agradável e de fácil acesso ao aluno, despontando como um material didático-pedagógico de divulgação científica na Educação Básica e no Ensino Superior.

Palavras-chave: Parasita; Ensino Superior; Lúdico.

 

Abstract

The use of fables in the classroom piques students' interest and propitiates their imaginary. Within this context, the objective was to present fables developed by students of a degree course in Biological Sciences at a distance. This is a documentary and descriptive case study, where students were prompted to produce parasitological fables. 16 fables were analyzed, whose content was most frequently approached by helminth (50%). The students' concern was to present an omniscient narrator, a short narrative, a symbolic nature and a moral at the end of the story. It is considered that the fable is a pleasant instrument, pleasant and easily accessible to the student, emerging as a didactic-pedagogical material of scientific dissemination in Basic Education and Higher Education.

Keywords: Parasite; Higher education; Ludic.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jones Baroni Ferreira de Menezes

Docente da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Doutorando em Educação pela UECE e mestre em Ciências Fisiológicas pela UECE. ORCID: 0000-0002-9193-3994. E-mail: jones.baroni@uece.br

Lydia Dayanne Maia Pantoja

Docente da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Doutora em Engenharia Civil (Saneamento Ambiental) pela Universidade Federal do Ceará – UFC. ORCID: 0000-0002-4446-7230. E-mail: lydia.pantoja@uece.br

Germana Costa Paixão

Docente da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Doutoranda em Microbiologia Médica pela Universidade Federal do Ceará – UFC e Mestre em Patologia – UFC. ORCID: 0000-0003-3232-8863. E-mail: germana.paixao@uece.br

Downloads

Publicado

05/05/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 784
  • PDF downloads: 483

Como Citar

DE MENEZES, J. B. F.; PANTOJA, L. D. M.; PAIXÃO, G. C. Fábulas como material didático-pedagógico no ensino de parasitologia. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 666–679, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3402. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos