Fábulas como material didático-pedagógico no ensino de parasitologia
Resumo
Fables as a teaching-pedagogical material in parasitology teaching
Resumo
O uso das fábulas em sala de aula instiga o interesse dos alunos e estimula o seu imaginário. Dentro desse contexto, objetivou-se apresentar fábulas desenvolvidas por alunos de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas a distância. Trata-se de estudo de caso documental e descritivo, onde os alunos foram desafiados a produzirem fábulas parasitológicas. 16 fábulas foram analisadas, cujo conteúdo mais abordado foram os helmintos (50%), constatou-se a preocupação dos alunos em apresentar um narrador onisciente, uma narrativa breve, ser de natureza simbólica e ter moral no final da história. Pondera-se que a fábula é um instrumento prazeroso, agradável e de fácil acesso ao aluno, despontando como um material didático-pedagógico de divulgação científica na Educação Básica e no Ensino Superior.
Palavras-chave: Parasita; Ensino Superior; Lúdico.
Abstract
The use of fables in the classroom piques students' interest and propitiates their imaginary. Within this context, the objective was to present fables developed by students of a degree course in Biological Sciences at a distance. This is a documentary and descriptive case study, where students were prompted to produce parasitological fables. 16 fables were analyzed, whose content was most frequently approached by helminth (50%). The students' concern was to present an omniscient narrator, a short narrative, a symbolic nature and a moral at the end of the story. It is considered that the fable is a pleasant instrument, pleasant and easily accessible to the student, emerging as a didactic-pedagogical material of scientific dissemination in Basic Education and Higher Education.
Keywords: Parasite; Higher education; Ludic.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 784
- PDF downloads: 483