Autoimagem, representações e pertencimento étnico de estudantes negros nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

Resumo

Este artigo discute as influências do currículo de história na construção do sentimento de pertencimento cultural de estudantes negros/as, por considerar que a escola e o ensino de história têm um importante papel na formação identitária desses estudantes. Buscamos identificar no currículo elementos constitutivos da autoimagem de estudantes negros/as e a forma como são representados na escola. Realizamos uma pesquisa participante que incluiu observação de uma sala de aula e uma mediação pedagógica com estudantes de uma turma de 5º ano. Os resultados revelaram que poucos estudantes negros/as afirmam positivamente seu pertencimento cultural e que a construção da identidade negra é atravessada por representações negativas, que resultam em autoimagens inapropriadas.

Abstract

This article discusses the influences of the history curriculum in the construction of the feeling of cultural belonging of black students, considering that the school and the teaching of history have an important role in the identity formation of these students. We seek to identify in the curriculum elements that constitute the self-image of black students and the way they are represented at school. We conducted a participatory survey that included observation of a classroom and pedagogical mediation with students in a 5th grade class. The results revealed that few black students positively affirm their cultural belonging and that the construction of black identity is crossed by negative representations, which result in inappropriate self-images.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Walmilson do Rêgo Barros , UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

graduação em História pela Universidade de Pernambuco (2008); especialização lato sensu pela Universidade Católica de Pernambuco (2011); Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (2017), mestrado em ensino de história pela Universidade Federal de Pernambuco (2018). Desde 2011 pertence ao corpo docente da Secretaria de Educação do Ipojuca (PE), atuando na disciplina história nos anos finais do ensino fundamental. Atuou no Programa Nacional do Livro Didático - PNLD, como avaliador de livros didáticos de história na edição 2019. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Currículo e Contemporaneidade (GPECC). No campo de pesquisa tem atuado principalmente nos seguintes temas: ensino de história, relações étnico-raciais,pedagogia de projetos.

Eleta Carvalho Freire , UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Professora da Universidade Federal de Pernambuco/Centro de Educação e do Mestrado Profissional em Ensino de História do Centro de Filosofia e Ciências Humanas/UFPE. Doutora e Mestra em Educação PPGE/UFPE. Graduada em Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura). Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em História da Educação e Ensino de História (NEPHEPE) e do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação de Jovens e Adultos e em Educação Popular, Infância e Juventude (NUPEP). Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Currículo e Contemporaneidade (GPECC). Pesquisa e orienta pesquisas sobre: Currículo e Cultura; Currículo e Gênero; Ensino de História; Formação de Professores; Prática Pedagógica

Downloads

Publicado

01/09/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 227
  • pdf downloads: 201

Como Citar

RÊGO BARROS , J. W. do .; FREIRE , E. C. . Autoimagem, representações e pertencimento étnico de estudantes negros nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3399. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos