Autoimagem, representações e pertencimento étnico de estudantes negros nos anos iniciais do ensino fundamental
Resumo
Este artigo discute as influências do currículo de história na construção do sentimento de pertencimento cultural de estudantes negros/as, por considerar que a escola e o ensino de história têm um importante papel na formação identitária desses estudantes. Buscamos identificar no currículo elementos constitutivos da autoimagem de estudantes negros/as e a forma como são representados na escola. Realizamos uma pesquisa participante que incluiu observação de uma sala de aula e uma mediação pedagógica com estudantes de uma turma de 5º ano. Os resultados revelaram que poucos estudantes negros/as afirmam positivamente seu pertencimento cultural e que a construção da identidade negra é atravessada por representações negativas, que resultam em autoimagens inapropriadas.
Abstract
This article discusses the influences of the history curriculum in the construction of the feeling of cultural belonging of black students, considering that the school and the teaching of history have an important role in the identity formation of these students. We seek to identify in the curriculum elements that constitute the self-image of black students and the way they are represented at school. We conducted a participatory survey that included observation of a classroom and pedagogical mediation with students in a 5th grade class. The results revealed that few black students positively affirm their cultural belonging and that the construction of black identity is crossed by negative representations, which result in inappropriate self-images.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 267
- pdf downloads: 224