Estudo do meio de caráter investigativo e a educação em Ciências: uma experiência com o ensino de Biologia

Autores

  • Ronaldo Santos Santana
  • Elza Candido de Farias

Resumo

Inquiry environment study and Science education: the experience of Biology education

Os estudos do meio de caráter investigativo são abordagens didáticas interessantes, que proporcionam ao estudante a oportunidade de investigar um problema em um determinado meio. Partindo dessa observação, o presente artigo tem como objetivo realizar o relato de uma experiência pedagógica de dois professores de Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental, os quais implementaram um estudo do meio investigativo, envolvendo conhecimentos de ecologia, com foco nos alunos do 7º ano. A sequência didática desenvolvida foi realizada a partir do desejo dos docentes de desenvolver uma prática em que os alunos conhecessem melhor uma comunidade biológica local e tivessem uma postura mais ativa na aprendizagem por meio de uma atividade investigativa. O estudo foi realizado com estudantes de uma escola pública municipal paulista e foi executado em 27 aulas. Os dados utilizados foram: planejamento do docente, notas de campo realizadas pelos professores após as aulas, instrumentos de avaliação, registros e a produção dos alunos. A partir da prática realizada, foi possível perceber que os alunos tiveram uma imersão em alguns elementos da cultura científica, em uma atividade que envolvia aprendizagem de Ciências, compreensão da natureza do conhecimento científico e o desenvolvimento de práticas científicas.

Palavras-chave: ensino de Ciências; relações ecológicas; ensino de Ciências por investigação.

 

Abstract

Inquiry environment study are an interesting didactic approach where students have the opportunity to investigate a problem set in a particular environment. In this context, this study aims to report a pedagogical experience of two final elementary school grade Science teachers, through the implementation of an inquiry environment study involving ecology knowledge with 7th grade students. The developed didactic sequence was based on the teachers' desire to develop a practice where students would better understand a local biological community and present a more active learning posture through investigative activities. The study was conducted with public school students in São Paulo and was implemented in 27 classes. Data included teacher planning, teacher field notes taken after classes, teacher assessment instruments, field records and student production. The implemented practice allowed for student immersion in some elements of scientific culture, in an activity that involved learning science, understanding the nature of scientific knowledge and the development of scientific practices.

Keywords: Science Education; ecological relations; Inquiry-Based Science Education.

Biografia do Autor

Ronaldo Santos Santana

Licenciado em Ciências Biológicas (UNASP), Mestre em Ensino e História das Ciências e Matemática (UFABC), Doutorando em Educação (USP).

E-mail: prof.ronaldosantana@gmail.com   Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3813-3541

Elza Candido de Farias

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Graduação em Ciências Contábeis (USJT), Especialização em Saúde mental e atenção psicossocial (UNISEB), Especialização em Educação especial com ênfase em deficiência auditiva (FSV).

E-mail: elzafari@gmail.com            Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4010-8927

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Publicado

27/04/2020

Edição

Seção

Artigos