Representações de educação crítica emancipatória no livro “Viver é lutar” (1961-1964)
Resumo
O presente artigo analisa as representações de educação crítica emancipatória no livro “Viver é Lutar”. A metodologia utilizada foi a Abordagem da Nova História Cultural em Chartier (1990;1991;2015). A pesquisa no acervo digital do Centro de documentação Professor Casemiro dos Reis Filho - (CEDIC – PUC – SP) possibilitou a identificação desse livro escolar. Nesse viés, a análise dos dados foi operacionalizada pelas representações metodológicas sobre o objeto em sua materialidade. Desse modo, os resultados apontam que as lições contidas no livro estavam delineadas por uma educação problematizadora sobre a necessidade do trabalho, da luta, do estudo, de escola e do povo. Tais lições estavam constituídas por representações de educação crítica emancipatória para que a população se conscientizasse e, consequentemente, reivindicasse os seus direitos negados na estrutura social do Brasil, no período de 1961-1964.
Abstract
This article analyzes the representations of emancipatory critical education in the book "Living is Fighting". The methodology used was the Chartier Approach to the New Cultural History (1990;1991;2015). The research in the digital collection of the Documentation Center Professor Casemiro dos Reis Filho - (CEDIC - PUC - SP) allowed the identification of this school book. In this bias, the data analysis was operationalized by the methodological representations about the object in its materiality. Thus, the results indicate that the lessons contained in the book were outlined by a problematizing education about the need for work, struggle, study, school and people. These lessons were constituted by representations of emancipatory critical education for the population to become aware and, consequently, to claim their denied rights in the social structure of Brazil, in the period 1961-1964.
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