Gêneros discursivos na disciplina Física: ler e escrever através de uma perspectiva de interações sociais

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Resumo

Embora a construção do conhecimento na Física se dê, sobretudo, pela linguagem matemática; a disciplina escolar Física não dispensa a linguagem verbal e, como outras disciplinas escolares, está permeada por gêneros discursivos naturalizados neste espaço. O objetivo deste artigo é refletir sobre a presença e argumentar sobre a importância de diferentes gêneros do discurso no ensino de Física na Educação Básica, em vista, por exemplo, da inserção de práticas de leitura e escrita de diversas formas neste espaço, sendo estas compreendidas pela ótica da interação verbal. Com base em Bakhtin, reflete-se sobre as formas usuais de estruturação dos enunciados da disciplina Física. Articula-se a esta argumentação a reflexão sobre alguns enunciados retirados de um livro didático. Defende-se a importância da prática e usualidade com diferentes gêneros discursivos na aprendizagem de Física.

Abstract

Although the construction of knowledge in Physics is made, mainly, through math language; the scholar discipline Physics doesn´t dismiss the verbal language and, such as other school disciplines, is pervaded by discursive genres naturalized at school. The aim of this paper is to reflect on the presence and to argue in favour of the importance of different discourse genres in Physics teaching at Secondary Education, in view, for example, of inserting reading and writing practices (understood under the verbal interaction perspective) in different ways in such space. Based on Bakhtin's theory, it is reflected on the usual forms of statements in Physics teaching. The idea of discourse genres is articulated to reflections on the statements of a Physics textbook. Finally, it is defended the importance of the practice and usualness with different discourse genres in the Physics learning.

 

 

 

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Biografia do Autor

Joselaine Setlik, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Licenciada em Física (2013) e mestre em Educação (2016) pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é estudante de doutorado em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. E-mail: joselaine.setlik@posgrad.ufsc.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3242-2550

Ivanilda Higa, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Licenciada em Física (1992), mestrado em Ensino de Ciências, modalidade Física (1997); doutorado em Educação (2005) e pós-doutorado em Educação (2016). Atualmente é professora Associada na UFPR, no Setor de Educação, Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DTPEN) e no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE).

E-mail: ivanilda@ufpr.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7277-3198

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Publicado

03/10/2020
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Como Citar

SETLIK, J.; HIGA, I. Gêneros discursivos na disciplina Física: ler e escrever através de uma perspectiva de interações sociais. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3322. Acesso em: 26 dez. 2024.

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Artigos