Facebook como construtor de narrativas digitais

Autores

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar, por meio de uma narrativa digital construída na plataforma da rede social Facebook, a análise de um contexto educacional digital emergente, no caso, O Farol do Saber e Inovação, uma rede de bibliotecas e laboratórios que conta com recursos computacionais na cidade de Curitiba (PR). Por um lado, esse tipo de narrativa constitui, na atualidade, um instrumento de pesquisa qualitativa que cria um contexto síncrono com a realidade vivida in loco. Por outro, o Facebook, por meio de sua timeline, possibilita criar design de pesquisa, promovendo a aprendizagem e permitindo armazenagem e coleta de dados seguindo uma organização temporal, bem como o contato direto com o leitor. Como metodologia, o trabalho aplicou um roteiro mediado pelas ideias de Figueiredo (2016) e suas respectivas análises sobre o corpus da página O Farol do Saber e Inovação por meio de uma Narrativa Digital, criada pelos autores para registro da narrativa. Depreende-se deste estudo que a timeline do Facebook é propícia para a proposição e articulação de narrativas digitais, viabilizando a disseminação do conhecimento, a partilha de informações, a negociação de significados e sentidos e a construção de conhecimentos, promovendo aprendizagem e prazer conjunto, ao mesmo tempo em que permite o armazenamento e possibilita a discussão e a pluralização dos contextos de aprendizagem emergente.

Abstract

This article aims to present, through a digital narrative built on the Facebook social network platform, the analysis of an emerging digital educational context, in this case, O Farol do Saber e Inovação, a network of virtual libraries and laboratories with computers in Curitiba (PR). On the one hand, this type of narrative currently constitutes a qualitative research tool that creates a context which is synchronous with the reality experienced in loco. On the other hand, Facebook, through its timeline, makes it possible to create research design, promoting learning and allowing the storage and collection of data following a temporal organization, as well as direct contact with the reader. As a methodology, the work applied a script mediated by the ideas of Figueiredo (2016) and their respective analyzes on the corpus of the page O Farol do Saber e Inovação through a Digital Narrative, created by the authors to record the narrative. This authors seems to indicate that Facebook timeline is conducive to the proposition and articulation of digital narratives, which enables the dissemination of knowledge, the sharing of information, the negotiation of meanings and senses, and the construction of knowledge- promoting learning and joint pleasure, at the same time that it allows storage and enables the discussion and pluralization of emerging learning contexts.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Mandaio, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUC-SP, na linha de pesquisa Novas Tecnologias em Educação. Integrante do grupo de pesquisa Formação de Educadores com suporte em meio digital, do(a) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Meste em Educação: Currículo - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011). Possui graduação em Ciência da Computação pela Escola de Engenharia de Piracicaba (1999) e Atualmente é discente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e CLT- Stance Dual School. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Integração do Currículo com as TIC, Formação de Pesquisadores, Ambientes Virtuais, Metodologias Ativas, Cultura Maker, Aprendizagem Criativa, Pensamento Computacional, Lógica de Programação e Formação de Professores.

Downloads

Publicado

01/09/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 386
  • pdf downloads: 263

Como Citar

MANDAIO, C. Facebook como construtor de narrativas digitais. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3275. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos