Formação de professores e EJA: percorrendo a trilha do bom senso

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Resumo

O artigo aborda reflexões desencadeadas da experiência de um programa de formação de professores, assumido pela UFMA (Universidade Federal do Maranhão), desenvolvido nos municípios do Maranhão, quando ministramos a disciplina Educação de Jovens e Adultos. Acerca-se das relações estabelecidas entre a professora e as alunas, no desenvolvimento da prática pedagógica.  A experiência foi realizada em  dez municípios, perfazendo um total de duzentas  alunas/professoras, contudo, neste trabalho buscam-se as vozes que traduzem o pensamento da maioria. O trabalho se sustenta à luz dos estudos de Freire (1983; 2001) e Arroyo (2006). Cursos nesse formato podem ter resultados eficientes, se considerarmos os contextos de vida dos estudantes/professores, relacionando-os com as teorias discutidas e mediante a sensibilidade do docente.

Resumen

 El artículo aborda las reflexiones surgidas a partir de la experiencia en un programa de capacitación docente, realizado por la Universidade Federal do Maranhão, UFMA, y desarrollado en los municipios de Maranhão, cuando dimos clases sobre la materia Educación para Jóvenes y Adultos. El artículo trata de las relaciones establecidas entre el profesor y los alumnos, en el desarrollo de la práctica pedagógica. El experimento se realizó en diez municipios, con un total de doscientos estudiantes/profesores, sin embargo, en este trabajo buscamos las voces que traducen el pensamiento de la mayoría. El trabajo está apoyado en los estudios de Freire (1983; 2001) y Arroyo (2006). Los cursos en este formato pueden alcanzar resultados efectivos si consideramos los contextos de vida de los estudiantes/maestros, relacionándolos con las teorías discutidas  e intermediados por la sensibilidad del maestro.

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Biografia do Autor

Edinólia Lima Portela, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia- UFBA, com estudos em Juventude, Cidadania e Avaliação de Politicas. Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Maranhão- UFMA, atuando nas áreas de Jovens e Adultos,e Formação do Educador e avaliação de Politicas.  E-mail: edinolia@yahoo.com.br/ edinolia.portela@ufma.br    ORCID: 0000-0001-9678-322x

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Publicado

08/12/2020
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Como Citar

PORTELA, E. L. Formação de professores e EJA: percorrendo a trilha do bom senso. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3160. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

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Artigos