Importância da relação Família e Escola no processo de ensino e aprendizagem: um estudo de caso

Autores

  • Juliane Gomes de Sousa julinhajp10@gmail.com
    Universidade Federal do Tocantins
  • Luana Kelly Freitas Ferreira Silva luanakelly@mail.uft.edu.br

Resumo

O estudo foi realizado na comunidade Quatro Bocas no município de Esperantina-To, e teve como objetivo verificar se na Escola Municipal Silvino Rodrigues Costa há uma relação ativa entre famílias e escola.  A pesquisa que é desdobramento de um trabalho monográfico, é do tipo estudo de caso, de abordagem qualitativa, e natureza exploratória, cuja sistematização contou com a revisão bibliográfica e entrevista semiestruturada. A investigação obteve resultados que podem contribuir para a educação escolar, ao desvelar a importância da relação ativa entre escola e famílias. No contexto investigado, foram identificados elementos que caracterizam este envolvimento, o que tende a contribuir para a sensibilização das partes envolvidas sobre a imprescindibilidade da família no processo educativo dos filhos, e suas consequências para as vivências de ensino e aprendizagem.

Abstract

The study was carried out in the Quatro Bocas community in the municipality of Esperantina-To, and aimed to verify whether at Silvino Rodrigues Costa Municipal School there is an active relationship between families and school. The research that is the result of a monographic work, is of the case study type, with a qualitative approach, and exploratory nature, whose systematization included the bibliographic review and semi-structured interview. The investigation obtained results that can contribute to school education, by revealing the importance of the active relationship between school and families. In the investigated context, elements that characterize this involvement were identified, which tends to contribute to the awareness of the parties involved about the family's indispensability in the children's educational process, and its consequences for teaching and learning experiences.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01/09/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 416
  • pdf downloads: 541

Como Citar

DE SOUSA, J. G.; SILVA, L. K. F. F. Importância da relação Família e Escola no processo de ensino e aprendizagem: um estudo de caso. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3098. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos