O pensamento reflexivo e o conhecimento de professores de Ciências Naturais e Matemática
Resumo
A reflexão, enquanto qualidade do pensamento, permite a reelaboração da atividade intelectual. Dada sua relevância, este artigo objetivou caracterizar o conhecimento de professores de Ciências Naturais e Matemática acerca do pensamento reflexivo, segundo o Enfoque Histórico-Cultural. Empreendido com discentes de cursos de mestrado, este estudo utilizou-se da prova pedagógica e teve os dados analisados via análise de conteúdo. Os resultados indicam um entendimento difuso sobre o pensamento reflexivo, embora os participantes entendam que a reflexão possibilita maior autonomia da aprendizagem. É iminente que o pensamento reflexivo melhor permeie a formação do professor visando, tanto melhorar a experiência desse sujeito enquanto aprendiz, quanto contribuir para o seu desenvolvimento profissional.
AbstractThe reflection, while the quality of thought, allows the re-elaboration of the intellectual activity. Given its relevance, this article aims to characterize the knowledge of teachers of Natural Sciences and Mathematics about reflective thinking, according to the Historical-Cultural Approach. Undertaken with students of master's courses, this study used the pedagogical test and had the data analyzed via content analysis. The results indicate a diffuse understanding about the reflective thinking, although the participants understand that a reflection allows greater autonomy of learning. It is imminent that better reflective thinking permeates the formation of the teacher aiming, both to improve the experience of this subject as an apprentice, and to contribute to his professional development.
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