Vinculações entre autoria e plágio no âmbito da Pós-Graduação Stricto Sensu
Resumo
Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa que buscou compreender quais as concepções de plágio acadêmico e suas vinculações com o processo de autoria no âmbito da Pós-Graduação Stricto Sensu na percepção dos docentes. Para melhor compreender a problemática optou-se pela abordagem qualitativa no desenho de uma pesquisa de campo e exploratória. Participaram docentes de seis (6) Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu de uma Universidade Comunitária do Brasil. A análise conceitual do plágio é discutida a partir de Krokoscz (2012-2015); Demo (2011); Diniz e Terra (2013). O plágio na perspectiva da autoria tem como base teórica conceitos de Foucault (2001); Orlandi (2003); e Schneider (1990). As reflexões acerca da cultura digital e os processos de autoria ocorreram a partir de Lévy (1999); Carboni (2010); Demo (2011); Krokoscz (2012-2015); Bianchetti, Zuin e Ferraz (2018). Observou-se que as ações pedagógicas empreendidas pelos docentes pesquisados apontam para uma concepção do plágio para além do viés legalista e punitivo que visa a concepção moderna, depreende-se que há uma preocupação com o processo formativo do acadêmico, contudo, observa-se que a temática necessita ser mais problematizada no âmbito da Pós-Graduação Stricto Sensu.
Abstract
This article presents the result of a research that sought to understand what are the conceptions of academic plagiarism and their links with the process of authorship under the Stricto Sensu Graduate in the perception of teachers. To better understand the problem, the qualitative approach was chosen in the design of a field and exploratory research. Teachers from six (6) Stricto Sensu Graduate Programs of a Community University of Brazil participated. The conceptual analysis of plagiarism is discussed from Krokoscz (2012-2015); Demo (2011); Diniz and Earth (2013). Plagiarism from the perspective of authorship is based on concepts by Foucault (2001); Orlandi (2003); and Schneider (1990). The reflections about the digital culture and the authoring processes occurred from Lévy (1999); Carboni (2010); Demo (2011); Krokoscz (2012-2015); Bianchetti, Zuin and Ferraz (2018). It was observed that the pedagogical actions undertaken by the researched teachers point to a conception of plagiarism beyond the legalistic and punitive bias aimed at the modern conception, it appears that there is a concern with the educational process of the academic, however, it is observed that the subject needs to be further problematized within the Stricto Sensu Graduat.
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