As Cidades e a História da Educação: possibilidades de pesquisa a partir das Instituições Escolares

Autores

Resumo

A temática da cidade tem sido explorada por diversos campos científicos, o que demonstra seu caráter de interdisciplinaridade. Neste estudo, tomamos o espaço da cidade e a História da Educação como elementos que se relacionam e, com isso, analisamos a relação entre a cidade e a História das Instituições Educativas. O artigo fundamenta-se em diferentes autores. Para a temática da cidade, recorremos aos estudos de Pesavento (2004, 2007), Bressan (2013), entre outros. Em relação à História das Instituições Educativas, destacamos Viñao Frago (2006), Benito Escolano (2001), Lucas Costa Grimaldi (2014, 2016), Nosella e Buffa (2009), etc. A partir do considerável aumento nas produções referentes à urbanização/escolarização e arquitetura escolar, apostamos na possibilidade de pesquisas que relacionam a cidade e as Instituições Educativas.

Abstract

Several scientific fields have been producing studies that have the city as their theme, which demonstrates the interdisciplinary character of this thematic. In this study, we take the space of the city and the History of Education as elements that relate and with this, we analyze the relations between the city and the History of Educational Institutions. The article is based on different authors. For the city theme, we resorted to studies by Pesavento (2004, 2007) and Bressan (2013), among others. Regarding the History of Educational Institutions, we highlight Viñao Frago (2006), Benito Escolano (2001), Lucas Costa Grimaldi (2014, 2016), Nosella and Buffa (2009) and so on. Based on the considerable increase in production related to urbanization / schooling and school architecture, we bet on the possibility of researches that relate to the city and to the Educational Institutions.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Cristiano Hass da Silva, Doutorando em Educação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutorando em Educação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, na linha de pesquisa "Educação, História e Políticas". Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, na linha de pesquisa "Sociedade Ciência e Arte" e, graduado em História (Licenciatura e Bacharelado) na mesma instituição.

Carolina Severo, Mestranda em História na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Graduada e Mestranda em História na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Lucas Costa Grimaldi, Doutorando em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduado em História na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre e Doutorando em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Downloads

Publicado

01/09/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 271
  • pdf downloads: 209

Como Citar

HASS DA SILVA, E. C.; SEVERO, C.; GRIMALDI, L. C. As Cidades e a História da Educação: possibilidades de pesquisa a partir das Instituições Escolares. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2975. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos