(R)existência afroprismática: moções e meditações afroperspectivistas para a educação
Resumo
Neste ensaio, discute-se acerca das Leis Nº 10.639/03 e Nº 11.645/08 e a promoção de um ensino Afroperspectivista nas escolas, a partir de derivas filosóficas e históricas. Os principais autores que embasam as reflexões deste texto são Noguera (2011a, 2011b), Regiani e Ribeiro (2016), Albuquerque (2006), Collins (2016), Hooks (2015; 2019). Entende-se que a aplicabilidade das leis referidas possibilita a devida valorização das histórias do mundo, num prisma multilateral, rizomático e, amplamente, Afroprismático. Isso significa buscar linhas filosóficas que façam surgir e acontecer uma conversa atenciosa entre o ensino de Filosofia e os elementos que compõem as histórias, culturas e filosofias Africanas e Afrobrasileiras. Esse movimente pode ser de grande valia para a supressão do racismo que, de diversas formas, ainda perpassa o contexto educacional.
Abstract
In this paper we discuss about the laws number 10.639/03 and 11>645/08 and the promotion of an afroperspectivist teaching in schools, starting from philosophical and historical drifts. The main authors who referenced the reflections in this work are Noguera (2011a, 2011b), Regiani and Ribeiro (2016), Albuquerque (2006), Collins (2016) and Hooks (2015; 2019). It is understood that the applicability of these laws provides to the histories of the world the proper appreciation, in a multilateral, rhizomatic and extensively afro-prismatic prism. This means searching for philosophical lines which can emerge and make happen attentive conversations between the teaching of Philosophy and the elements that constitutes African and Afro-Brazilian histories, cultures and philosophies. This movement might be of great value in order to suppress racism which still pervades the educational context in many different ways.
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