A congada como conteúdo de ensino: narrativas de professores congadeiros

Autores

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre o cumprimento da Lei 10639/03 que institui a obrigatoriedade do ensino História e cultura Afro-brasileira e africana. Para isso a contribuição de autores que discutem a questão étnico-racial e a educação pelo prisma do currículo e da formação de professores foi acessada para analisar as narrativas (colhidas entre 2015 e 2017) de quatro (04) professores autodeclarados congadeiros. Vemos que mesmo entre é difícil vê-la como conteúdo de ensino porque elas recebem pelas memórias a leitura da não presença ou desvalorização. Isso explica porque não acreditam serem capazes inseri-las em suas salas de aula somente com o conhecimento de congadeiro e recorrem à academia para, através da pesquisa, obter para a Congada a legitimidade que para eles é oferecida por este espaço, considerado espaço de especialistas, peritos. Persiste a ausência de formação docente inicial e continuada o que é revelador de que as conquistas advindas da legislação, ainda que tenham avançado no campo do currículo, não chegaram ao campo da formação de professores. É pouco, considerando que, em 2019, essas legislações perdem força diante do desmonte na educação promovido pelo governo eleito por parte povo brasileiro. 

Abstract

The purpose of this article is to reflect on the fulfillment of Law 10639/03 which establishes the obligation of teaching Afro-Brazilian and African history and culture. For this, the contribution of authors who discuss the ethnic-racial issue and education through the prism of curriculum and teacher training was accessed to analyze the narratives (collected between 2015 and 2017) of four (04) self-declared Congadeiros teachers. We see that even in between it is difficult to see it as teaching content because they receive the reading of non-presence or devaluation through their memories. This explains why they do not believe they are able to insert them in their classrooms only with the knowledge of congadeiro and they resort to the academy to, through research, obtain for Congada the legitimacy that is offered to them by this space, considered a space for specialists. , experts. The absence of initial and continuing teacher training persists, which is revealing that the achievements arising from legislation, even though they have advanced in the field of curriculum, have not reached the field of teacher training. It is little, considering that, in 2019, these laws lose strength due to the dismantling in education promoted by the elected government by the Brazilian people.

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Biografia do Autor

Juliana Pereira Araújo, Universidade Federal de Catalão- GO

Pedagoga, Mestra em engenharia de Produção e Doutora em Educação. Atua na formação de professores desde 2007 com particular interesse a temas relativos a Didática, Sociologia da educação e a relação entre Educação e Cultura. Desde 2013 é professora na Universidade Federal de Goiás- Regional Catalão onde orienta pesquisas no Programa de Pós Graduação em Educação tornada Universidade Federal de Catalão em 2020.

 

Daniane Moreira Manoel

Pedagoga e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Goiás.

Valéria Landa Alfaiate Carrijo

VALÉRIA LANDA ALFAIATE CARRIJO – Graduada em Letras pela Faculdade de Ciências e Letras de Araguari (1991) e em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (2006);
Especialista em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Uberlândia (1999); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão (2020). Professora e Gestora Escolar na Rede Pública do Estado de Minas Gerais. Pesquisa: Juventudes; Juventudes Negras; Identidade; Subjetivação; Ensino Médio; Educação; Diversidade e Educação para as Relações Étnico-Raciais.

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Publicado

01/09/2020
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Como Citar

ARAÚJO, J. P.; MANOEL, D. M.; CARRIJO, V. L. A. A congada como conteúdo de ensino: narrativas de professores congadeiros. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2918. Acesso em: 19 abr. 2024.

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Artigos