Representações sociais, crianças negras e relações raciais: o estado da arte em Programas de Pós-Graduação em Educação (2013-2017)
Resumo
Este artigo objetiva investigar produções em Programas de Pós-Graduação em Educação de universidades federais que versam sobre as interfaces entre representações sociais, crianças negras e relações raciais, a partir da Teoria das Representações Sociais. Assim, detemo-nos em dissertações e teses defendidas no período de 2013 a 2017, em PPGE’s de universidades federais com conceitos 5, 6 e 7. A metodologia se configurou pela abordagem qualitativa do tipo bibliográfica, com tendência em análise de Estado da Arte, pelos quais se utilizou como instrumentos teórico-metodológicos Moscovici (1978, 2015), no campo das Representações Sociais e Bakhtin (2011), para análise por meio do dialogismo discursivo. Os resultados revelam 11 produções que versam sobre crianças negras e relações raciais, que apresentam multiplicidade de olhares sobre infâncias, assim como apresentação de práticas racistas e modos de enfrentamento a estas questões na educação, por meio de práticas intervencionistas, valorização do negro e políticas antirracistas. Considera-se a necessidade de ampliação de pesquisas sobre a temática abordada, de modo a visibilizar e desenvolver práticas de luta pelo direito a educação e combate ao racismo existente na sociedade brasileira.
Abstract
This article aims to analyze productions in Graduate Post-Programs in Education (GPPE) of federal universities, which deal with black children and racial relations, based on the Theory of Social Representations. Thus, we are studying dissertations and theses defended in the period from 2013 to 2017, in GPPE's of federal universities with concepts 5, 6 and 7. The methodology was configured by the qualitative approach of the bibliographic type, with a tendency in State of Art analysis, for which it was used as theoretical-methodological tools Moscovici (1978, 2015) for the Social Representations and Bakhtin (2011), for analysis through discursive dialogism. The results reveal 11 productions that deal with black children and race relations, present multiplicity of looks on childhood, as well as presentation of racist practices and ways of coping with these issues in education, through interventionist practices, valorization of the black and antiracist policies. It is considered the need to broaden the research on the subject, in order to visualize and develop practices of struggle for the right to education and fight against racism in brazilian society.
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