Objetos Digitais de Aprendizagem como Recurso Mediador do Ensino de Química
Resumo
Digital Learning Objects as a Mediator Resource of Chemistry Teaching
Resumo
Este artigo é resultado de uma pesquisa empírica que teve como objetivo analisar as possibilidades e limitações de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) enquanto recursos mediadores do ensino de química, na percepção dos estudantes do ensino médio, de uma Escola pública estadual de Mato Grosso. Para tanto, foi realizada uma experiência de ensino de química com o uso de ODA, sendo eles: “Balanceamento de Equações químicas”, “Reagentes, produtos e excessos” e “Chemical balance”. A pesquisa foi desenvolvida com uso de entrevista estrutura, aplicada a dezenove estudantes, e análise interpretativa dos dados qualitativos. Os resultados permitem demonstrar que os ODA possuem possibilidades de motivar e mobilizar conhecimento, dinamizar o ensino e auxiliar a aprendizagem, exemplificar os conteúdos, oferecer feedback, permitir visualização do conteúdo, melhorar a compreensão dos conteúdos e simplificar a aprendizagem, e, limitações de não permitir feedback, apresentar conteúdos incompletos e interface limitada, apresentar dificuldade de serem utilizados e não-oferecer toda a ajuda necessária para resolução das atividades, que podem influenciar o ensino de química. Os ODA apresentam contribuição com o ensino dos conceitos químicos, ainda que apresentem aspectos a serem aprimorados.
Palavras-chaves: Objetos de Aprendizagem. Ensino de Química. Tecnologia Educacional.
Abstract
This article is the result of an empirical research that had as objective to analyze the possibilities and limitations of Digital Learning Objects (DLO) as mediators of the teaching of chemistry, in the perception of high school students, of a state public school in Mato Grosso. For that, a chemical teaching experiment was carried out with the use of DLO, being: "Balancing of chemical equations", "Reagents, products and excesses" and "Chemical balance". The research was developed using interview structure, applied to nineteen students, and interpretative analysis of qualitative data. The results allow us to demonstrate that DLO possesses possibilities to motivate and mobilize knowledge, to dynamize teaching and to aid learning, to exemplify contents, to offer feedback, to allow content visualization, to improve content comprehension and to simplify learning, and allow feedback, present incomplete contents and limited interface, present difficulties to be used and not offer all the help needed to solve activities, which can influence the teaching of chemistry. The DLO contribute with the teaching of chemical concepts, even though they present aspects to be improved.
Keywords: Learning Objects. Chemistry teaching. Educational technology.
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