Avaliação das aprendizagens: entre o dito e o praticado

Autores

  • Fábio José Alves Ribeiro fabio18_9@hotmail.com
  • Valéria Risuenho Marques vrisuenho@hotmail.com

Resumo

Learning assessment: between what is said and what is practice

Resumo

Este trabalho, parte do projeto de pesquisa intitulado “Percepções de Licenciandos sobre avaliação de aprendizagens nos anos iniciais do Ensino Fundamental", objetivou identificar concepções e instrumentos de avaliação que permeiam a prática de uma professora do 4? ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Belém-PA. Para tanto, fundamenta-se em Fernandes (2009), Luckesi (2012), Hoffman (2010) e outros que discutem sobre concepções de avaliação e instrumentos utilizados para avaliar. Metodologicamente, a pesquisa foi desenvolvida em: estudo teóricos, observações, grupo de discussões, aplicação de questionário e análises. As análises permitem indicar que a professora apresenta discurso compatível com aspectos presentes na concepção de avaliação formativa. No entanto, ao observar sua prática, identificou-se presença de iniciativas compatíveis com a concepção de avaliação como medição e quantificação.

Palavras-chave: Avaliação das aprendizagens. Discurso. Prática.

Abstract

This work, part of the research project entitled “Perceptions of undergraduates on assessment of learning in the early years of elementary school”, aimed to identify conceptions and assessment instruments that permeate the practice of a 4th grade teacher of a public school To this end, it is based on Fernandes (2009), Luckesi (2012), Hoffman (2010) and others who discuss about conceptions of evaluation and instruments used to evaluate. Methodologically, the research was developed in: theoretical studies, observations, discussion group, questionnaire application and analysis. The analyzes indicate that the teacher presents discourse compatible with aspects present in the conception of formative assessment. However, observing its practice, it was identified the presence of initiatives compatible with the conception of evaluation as measurement and quantification.

Keywords: Evaluation of learning. Discourse. Practice.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio José Alves Ribeiro

Professor Graduado em Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0621-8989. E-mail: fabio18_9@hotmail.com

Valéria Risuenho Marques

Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará. Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará. Coordenadora de Estágios da Faculdade de Educação Matemática e Científica. Professora Orientadora do Programa Residência Pedagógica - Núcleo Matemática/IEMCI/UFPA (08/2018 - 01/2020)

 E-mail: vrisuenho@hotmail.com          ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5378-975X

Downloads

Publicado

28/12/2019
Métricas
  • Visualizações do Artigo 220
  • PDF downloads: 266

Como Citar

RIBEIRO, F. J. A.; MARQUES, V. R. Avaliação das aprendizagens: entre o dito e o praticado. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 768–783, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2867. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos