Boneco Trapezista: Trigonometria via Modelagem Matemática com o auxílio do Geogebra

Autores

  • Roberta Modesto Braga robertabraga@ufpa.br
  • Amanda Maia Souza mandamaia1202@gmail.com

Resumo

Trapeze Doll: Trigonometry via Mathematical Modeling with the aid of Geogebra

Resumo

Este trabalho objetivou analisar como o uso do GeoGebra no processo de Modelagem Matemática pode otimizar o estudo de funções trigonométricas a partir do uso de um objeto cultural – boneco trapezista, no ensino médio. Para tanto, realizamos uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo, onde os dados foram produzidos a partir de questionários e de uma atividade de Modelagem Matemática intitulada modelando o movimento do boneco trapezista. Da análise, concluímos que a Modelagem Matemática associada ao Software GeoGebra foi capaz de envolver os alunos na construção do próprio conhecimento gerando uma aprendizagem com significado e que os objetos matemáticos e não matemáticos interferem potencialmente na motivação e desenvolvimento da aprendizagem por meio da Modelagem Matemática, além disso o objeto cultural, boneco trapezista, utilizado foi fundamental para que os alunos percebessem a matemática das coisas.

Palavras – chave: Modelagem Matemática. GeoGebra. Funções trigonométricas.

 

Abstract

This work aims to analyze how the use of Geogebra in the process of Mathematical Modeling can optimize the study of trigonometric functions from the use of a cultural object - trapeze doll in high school. To do so, we performed a qualitative field research, where the collected data were collected through questionnaires and a Mathematical Modeling activity titled modeling the movement of the trapeze doll. From the analysis, we conclude that the Mathematical Modeling associated with the GeoGebra Software was able to involve  the students in the construction of the own knowledge generating a more meaningful learning and that the mathematical and non mathematical objects potentially interfere in the motivation and development of the learning through the Mathematical Modeling. Moreover, the cultural object, trapezbe doll, used was fundamental for the studentes to understand the mathematics of things.

Keywords: Mathematical Modeling; Geogebra; Trigonometric functions.

 


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Modesto Braga

Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Pará (2003), Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (2009) e Doutorado pelo mesmo Programa (2015). Experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Modelagem Matemática e Tecnologias. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelagem na Educação Matemática – GEMM e Coordenadora do Laboratório Experimental de Modelagem Matemática - LEMM. Professora Adjunta da Faculdade de Matemática, Campus Castanhal da Universidade Federal do Pará. E-mail: robertabraga@ufpa.br

Orcid: http://orcid.org/0000-0003-3747-5862      

Amanda Maia Souza

 

 Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Pará, Campus Castanhal. Atua na rede municipal de ensino SEMED de Peixe-Boi/PA.

E-mail: mandamaia1202@gmail.com     Orcid:  https://orcid.org/0000-0002-9553-7913     

 

Downloads

Publicado

28/12/2019
Métricas
  • Visualizações do Artigo 272
  • PDF downloads: 192

Como Citar

BRAGA, R. M.; SOUZA, A. M. Boneco Trapezista: Trigonometria via Modelagem Matemática com o auxílio do Geogebra. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 637–659, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2861. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos