O docente iniciante na universidade: compreensões e desafios
Resumo
The novice teacher at university: understandings and challenges
Resumo
Esta pesquisa problematiza a inserção dos docentes iniciantes na universidade, buscando ampliar as compreensões sobre seu processo de desenvolvimento profissional. Trata-se de um estudo de base hermenêutica, uma vez que buscamos por meio da compreensão, tecer possibilidades reflexivas (re) criando a história do fenômeno a qual almejamos compreender. Apresentaremos o movimento de en-ciclo-pediar a docência, inspirado nos estudos da complexidade e orientado pelos três operadores dessa teoria, são eles: o princípio hologramático, o princípio dialógico e o princípio recursivo. Apreendemos que a formação do docente não é um processo linear, replicável e técnico, ao contrário, requer que a concebamos como uma necessidade vital de ampliação das compreensões pedagógicas e metodológicas diante das mudanças econômicas, sociais e culturais.
Palavras-chave: Docência iniciante. Desenvolvimento profissional. Pensamento Complexo.
Abstract
To discuss the inclusion of novice teachers at the university, seeking to expand the understandings of its professional development process. It is a study of hermeneutic base which we seek through understanding, weaving reflective possibilities (re) creating the history of the phenomenon which we crave to comprehend. We will present the movement of en-cycle-pediar teaching, inspired by the studies of the complexity and guided by the three operators of this theory, namely: the holographic principle, the dialogic principle and the recursive principle. Based on this study we learn that the training of teaching is not a replicable and technical linear process. However requires that we conceive as a vital need to expand the pedagogical and methodological understanding on economic, social and cultural changes.
Keywords: Novice teachers. Teacher professional development. complex thinking.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 217
- PDF downloads: 193