O docente iniciante na universidade: compreensões e desafios

Autores

  • Daniele Simões Borges daniele.uab@gmail.com
  • Gionara Tauchen Tauchen giotauchen@gmail.com

Resumo

The novice teacher at university: understandings and challenges

 

Resumo

Esta pesquisa problematiza a inserção dos docentes iniciantes na universidade, buscando ampliar as compreensões sobre seu processo de desenvolvimento profissional. Trata-se de um estudo de base hermenêutica, uma vez que buscamos por meio da compreensão, tecer possibilidades reflexivas (re) criando a história do fenômeno a qual almejamos compreender. Apresentaremos o movimento de en-ciclo-pediar a docência, inspirado nos estudos da complexidade e orientado pelos três operadores dessa teoria, são eles: o princípio hologramático, o princípio dialógico e o princípio recursivo. Apreendemos que a formação do docente não é um processo linear, replicável e técnico, ao contrário, requer que a concebamos como uma necessidade vital de ampliação das compreensões pedagógicas e metodológicas diante das mudanças econômicas, sociais e culturais.

Palavras-chave: Docência iniciante. Desenvolvimento profissional. Pensamento Complexo.

 

Abstract

To discuss the inclusion of novice teachers at the university, seeking to expand the understandings of its professional development process. It is a study of hermeneutic base which we seek through understanding, weaving reflective possibilities (re) creating the history of the phenomenon which we crave to comprehend. We will present the movement of en-cycle-pediar teaching, inspired by the studies of the complexity and guided by the three operators of this theory, namely: the holographic principle, the dialogic principle and the recursive principle. Based on this study we learn that the training of teaching is not a replicable and technical linear process. However requires that we conceive as a vital need to expand the pedagogical and methodological understanding on economic, social and cultural changes.

Keywords: Novice teachers. Teacher professional development. complex thinking.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Simões Borges

Possui graduação em Pedagogia (2011) pela Universidade Federal do Rio Grande- FURG. Mestrado (2013) e Doutorado (2018) em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC/FURG). Atua como docente no curso de Especialização em Mídias na Educação da Universidade Aberta do Brasil ? UAB vinculada a Universidade Federal do Rio Grande - FURG. É professora substituta na FURG atuando na área da didática. É, também, pesquisadora do Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências - NUEPEC e da Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (REPES). E-mail: daniele.uab@gmail.com. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-1320-6310

 

Gionara Tauchen Tauchen

 

Possui graduação em Pedagogia (UFSM), mestrado em Educação (UFSM) e doutorado em Educação (PUC/RS). Atualmente, professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande. Integra o Núcleo de estudos em Epistemologia e Educação em Ciências e o Grupo de Pesquisa em Linguagem, Cultura e Educação. Professora permanente junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências. Possui experiência na área educacional, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Educação Superior, gestão educacional, epistemologia e ensino de ciências e formação docente.

E-mail: giotauchen@gmail.com Orcid: http://orcid.org/0000-0002-3952-0017

 

Downloads

Publicado

28/12/2019
Métricas
  • Visualizações do Artigo 217
  • PDF downloads: 193

Como Citar

BORGES, D. S.; TAUCHEN, G. T. O docente iniciante na universidade: compreensões e desafios. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 287–309, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2838. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos