Bons professores, formação inicial e desafios: de quem estamos falando?

Autores

  • Márcia Maria de Castro Buzzato mbuzzato@hotmail.com
  • Ana Maria Gimenes Corrêa Calil ana.calil@unitau.com.br

Resumo

Good teachers, initial training and challenges: what are we speaking about?

Resumo

Falar sobre a boa prática em sala de aula é polêmico. Definir bons professores e suas características também. A literatura tem tentado expressar algumas características. Esta pesquisa pretendeu descrever bons professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, valeu-se da abordagem qualitativa. A princípio foram consultados estudantes do 3º ao 5º ano de duas escolas de ensino fundamental, de contextos distintos, uma particular e uma pública, por meio de questionário cujas perguntas foram embasadas na literatura sobre bons professores, a fim de que indicassem um docente como um profissional exitoso. As principais características apontadas pelos estudantes para bons professores foram: exigente, possui domínio do conteúdo e tem boa interação com os estudantes. Em seguida, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com as docentes indicadas pelos alunos a fim de conhecer mais profundamente essas profissionais, sua formação, seus desafios e a maneira como estes foram superados, e a possível relação destes aspectos com a sua prática pedagógica. Percebeu-se que ambas as professoras eleitas chegaram à docência por caminhos diferentes, encontraram desafios quanto ao “saber fazer” comuns ao início do exercício profissional e superaram com apoio da escola e autoformação.

Palavras-chave: Bons professores. Formação docente. Saberes Docentes.

 

Abstract

This research aimed to describe good primary school teachers, initial years, initially pointed out by their students, regarding their initial formation and main challenges of the beginning of teaching. For that, a qualitative methodology was used, with the application of a questionnaire to the students, based on the literature on good teachers, in order to indicate a teacher and to choose characteristics that make him successful. After that, semi-structured interviews were conducted with the teachers indicated to know their initial formation, their challenges and the way they were overcome, and a possible relation of these aspects to the current practice. The main characteristics pointed out by the students for good teachers were: requirement, mastery of content, which is always contextualized according to the realities, good interaction with the students. It was noticed that both elected teachers came to teaching in different ways, encountered challenges in the "know-how" common to the beginning of the professional exercise and surpassed with school support and self-training..

Keywords: Good teachers. Teachers Trainning. Knowledge teachers.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Maria de Castro Buzzato

 

Universidade de Taubaté, Taubaté, Brasil, Mestre em Educação. E-mail:  mbuzzato@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4002-2496

Ana Maria Gimenes Corrêa Calil

 

Universidade de Taubaté, Taubaté, Brasil, Doutora em Psicologia da Educação pela PUCSP, Professora do Mestrado Profissional da Unitau, E-mail: ana.calil@unitau.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4578-0894

Downloads

Publicado

28/12/2019
Métricas
  • Visualizações do Artigo 171
  • PDF downloads: 140

Como Citar

BUZZATO, M. M. de C.; CALIL, A. M. G. C. Bons professores, formação inicial e desafios: de quem estamos falando?. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 107–124, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2824. Acesso em: 6 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)