O ensino de legislação educacional com base em situações-problema (PBL): um relato de experiência
Resumo
The teaching of educational legislation based on problem situations (PBL): an experience report
Resumo
O presente artigo traz um relato de experiência com base em uma narrativa de minha prática como docente da disciplina de Políticas e Legislações Educacionais num curso privado de Pedagogia de Belo Horizonte. A prática se ancora na metodologia da aprendizagem baseada em problemas que envolve a criação, por parte do docente, de situações-problema a serem solucionados pelos estudantes. O ensino dessa disciplina se dá por meio dessa prática e o presente artigo é uma narrativa descritiva e analítica desta minha prática, atravessada por discussões conceituais a respeito desta metodologia. Com o trabalho, espera-se estimular o uso desta abordagem no contexto da formação de professores em âmbito superior.
Palavras-chave: PBL; Legislação educacional; Pedagogia; Pedagogia ativa
Abstract
This article presents an experience report based on a narrative of my practice as a teacher of the discipline of Educational Policies and Legislation in a private course in Pedagogy of Belo Horizonte. The practice is anchored in the methodology of problem-based learning that involves the creation by the teacher of problem situations to be solved by students. The teaching of this discipline occurs through this practice and the present article is a descriptive and analytical narrative of my practice, crossed by conceptual discussions about this methodology. With the work, it is expected to stimulate the use of this approach in the context of teacher training at the higher level.
Keywords: PBL; Educational legislation; Pedagogy; Active pedagogy
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