Desnaturalizar a branquidade do sujeito da ciência moderna para des/re/construir o currículo de história

Autores

  • José Bonifácio Alves da Silva zezao-boni@hotmail.com
  • José Licínio Backes backes@ucdb.br

Resumo

Denaturalize modern science’s subject whiteness to de/re/construct the curriculum of history

Resumo

O artigo apresenta algumas reflexões com intuito de propor uma via para a des/re/construção do currículo de história, problematizando a relação entre o sujeito, a ciência moderna e a branquidade. Discute a intenção da ciência moderna de produzir – a partir da Europa, das alvas luzes da razão e de uma cultura hegemônica (branca) – uma infalível teoria do sujeito. Porém, com a proliferação de diferentes teorias críticas e pós-críticas, chegou-se à desnaturalização e questionamento da branquidade como referência superiorizada. Para des/re/construir o currículo de história, é fundamental colocar-se radicalmente a favor de outras histórias e das epistemologias que lhes dão visibilidade.

Palavras-chave: sujeito da ciência moderna; branquidade; currículo de história.

 

Abstract

The paper presents some reflections aiming at proposing a way to de/re/construct the curriculum of history, problematizing the relationship between subject, modern science, and whiteness. It discusses the intention of the modern science of producing – from Europe, from the bright light of reason and a hegemonic (white) culture – an infallible theory of the subject. However, with the proliferation of different critical and post-critical theories, one has come to the denaturalization and questioning of whiteness as superior reference. To de/re/construct the curriculum of history, it is of utmost importance to put oneself radically in favor of other histories and epistemologies that give them visibility.

Keywords: modern science’s subject; whiteness; history curriculum.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Bonifácio Alves da Silva

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4274-5919

Licenciado em História pela Universidade Católica Dom Bosco desde 2010, mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco (PPGE-UCDB) desde 2013 e doutor em Educação (2018) pelo PPGE-UCDB. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Diferença Cultural, vinculado à Linha de Pesquisa Diversidade Cultural e Educação Indígena do PPGE-UCDB, e do Grupo de Pesquisa Políticas de Educação na Contemporaneidade, vinculado à Linha de Pesquisa Educação Cultura e Dinâmicas Sociais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Fundação Universidade Regional de Blumenau (PPGE-FURB). Participa do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da FURB. Faz estágio pós-doutoral no PPGE-FURB e integra o grupo de pareceristas da Revista Atos de Pesquisa em Educação. E-mail: zezao-boni@hotmail.com

José Licínio Backes

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9013-8537

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1991), mestrado em Educação Básica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1999) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005). Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Minho (2017). É sócio da ANPEd Nacional desse 2005. Foi o representante titular do GT 21 - Educação e Relações Étnico-Raciais no Comitê Científico da ANPED de 2013 e 2015. Foi vice coordenador do PPGE/UCDB de fevereiro de 2010 a março de 2011. Coordenador do PPGE/UCDB de abril de 2011 a abril de 2012. Vice-Coordenador do PPGE/UCDB de maio de 2016 a maio de 2018. Atualmente é coordenador do PPGE/UCDB e professor da Universidade Católica Dom Bosco no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Mestrado e Doutorado. Participou do Projeto, Articulação em Rede Internacional para aumento e qualificação da cooperação e produção científica do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Desde 2013 é editor da Revista Série-Estudos (UCDB). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UCDB. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Diferenças Culturais. E-mail: backes@ucdb.br

 

Downloads

Publicado

08/06/2019
Métricas
  • Visualizações do Artigo 133
  • PDF downloads: 153

Como Citar

SILVA, J. B. A. da; BACKES, J. L. Desnaturalizar a branquidade do sujeito da ciência moderna para des/re/construir o currículo de história. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 26, p. 376–392, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2516. Acesso em: 5 maio. 2024.