Ser professor da Educação de Jovens e Adultos: a formação docente na concepção freireana

Autores

  • Tâmara Fonseca da Silva tamarapedagogia@yahoo.com.br
  • Tânia Regina Dantas taniaregin@hotmail.com
  • Antônio Amorim antonioamorim52@gmail.com

Resumo

Be a teacher of adult and youth education: teacher education in the design freireana

Resumo  

Este artigo origina-se da análise da temática identidade docente da qual selecionamos o seguinte problema: como se constitui o professor da EJA na concepção freireana? Investigar a formação docente na perspectiva freireana foi o objetivo geral do estudo. Como objetivos específicos elencamos: Refletir sobre o conceito de formação permanente e formação ao longo da vida defendido por Freire; e possibilitar que a formação docente seja visibilizada e compreendida para além do ambiente acadêmico.  A pesquisa foi de abordagem qualitativa bibliográfica sendo realizadas leituras e fichamentos sobre o tema em questão. Assim, estudo de obras como Pedagogia da Autonomia e Educação e Mudança foram cruciais para a realização da investigação. Constatamos que a concepção de docência de Paulo Freire baseia-se em sua visão filosófica antropológica do inacabamento ou inconclusão do homem, a qual concebe o professor como um ser em constante formação. Assim, entendemos como importante propor nas escolas da EJA alternativas que solucionem as dificuldades de formação permanente e formação continuada.

Palavras-chave: Concepção freireana.  Formação permanente. Professor da EJA.

Abstract

This article originates from the analysis of the thematic teacher identity from which we select the following problem: how does the EJA teacher constitute the Freirean conception? Investigating teacher training in the Freirean perspective was the overall objective of the study. As specific objectives we highlight: Reflect on the concept of lifelong training and lifelong education defended by Freire; and enable teacher training to be made visible and understood beyond the academic environment. The research was qualitative bibliographical approach and readings and recordings on the subject in question. Thus, study of works such as Pedagogy of Autonomy and Education and Change were crucial to the research. We find that Paulo Freire's conception of teaching is based on his anthropological philosophical view of the incompleteness or inconclusiveness of man, which conceives the teacher as a being in constant formation. Thus, we understand how important it is to propose in the schools of the EJA alternatives that solve the difficulties of permanent formation and continuous formation.

Keywords: Freirean conception. Lifelong formation. Teacher

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tâmara Fonseca da Silva

Mestranda do Programa de Educação de Jovens e Adultos da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. ORCID: 0000-0003-1399-4545. E-mail: tamarapedagogia@yahoo.com.br

Tânia Regina Dantas

Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia. Doutorado em Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha. Ex-Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos da Universidade do Estado da Bahia  ORCID: 0000-0002-0953-512. E-mail: taniaregin@hotmail.com

Antônio Amorim

Professor Titular Pleno da Universidade do Estado da Bahia. Pós-Doutor em Difusão do Conhecimento pela UFBA. Doutor em Psicologia pela Universidade de Barcelona – Espanha. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3236-9159  

E-mail: antonioamorim52@gmail.com

Downloads

Publicado

08/06/2019
Métricas
  • Visualizações do Artigo 581
  • PDF downloads: 441

Como Citar

SILVA, T. F. da; DANTAS, T. R.; AMORIM, A. Ser professor da Educação de Jovens e Adultos: a formação docente na concepção freireana. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 26, p. 33–49, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2497. Acesso em: 3 dez. 2024.