O primeiro currículo do Curso de Matemática da Universidade Estadual de Maringá (1971-1979): apontamentos sobre os saberes profissionais docentes

Autores

  • Suélen Rita Andrade Machado sumachado18@gmail.com
  • Lucieli M. Trivizoli lmtrivizoli@uem.br

Resumo

The first curriculum of the Mathematics Course of the State University of Maringá (1971-1979): tracing the professional knowledge for teaching instruction

Resumo

O artigo identifica e caracteriza historicamente o primeiro currículo do Curso de Matemática da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e aponta as bases curriculares iniciais necessárias à constituição dos saberes profissionais do professor de matemática identificados a partir das variações do primeiro currículo. Este texto é resultado de um estudo exploratório-descritivo e qualitativo, que se primou na análise de documentos inventariados no Departamento de Matemática da UEM. Destaca-se que o primeiro currículo expressava características inseparáveis da política educacional da década de 1960 e, por meio das particularidades do corpo docente, de outros cursos da própria instituição criados no mesmo ano e deliberações legais, rubricas foram modificadas de modo a constituir um núcleo comum de saberes pedagógicos e matemáticos relativos a formação docente.

Palavras-chave: História da Educação Matemática. História do Currículo do Curso de Matemática. Saberes profissionais do professor de Matemática.

Abstract

This paper historically identifies and characterizes the first curriculum of the Mathematics Course of the State University of Maringá (UEM) and points out the initial curricular bases required for the constitution of the professional knowledge of the Mathematics teacher identified from the curricular variations of the first curriculum. This text corresponds to an exploratory-descriptive and qualitative study, which was based on the analysis of documents inventoried in the Department of Mathematics of the UEM. The first curriculum expressed the inseparable characteristics of the educational policy of the 1960s and, through the particularities of the faculty, other courses of the institution created in the same year and legal deliberations, modified the subjects of the Course in order to constitute a common core for pedagogical and mathematical knowledge related to teacher instruction.

Keywords: History of Mathematics Education. History of the Curriculum of the Mathematics Course. Professional knowledge of the mathematics teacher.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suélen Rita Andrade Machado

Doutoranda em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (PCM-UEM); Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (PCM-UEM), Especialista em Educação no Campo Eficaz; Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Paraná – Campus Campo Mourão (UNESPAR). Atualmente é Professora da Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional – FEITEP, Maringá/PR. Integrante do Grupo de Estudos em História da Matemática e Educação Matemática (GHMEM-UEM). Desenvolve pesquisas nas seguintes temáticas: Históricos institucionais e curriculares, saberes profissionais curriculares do professor de Matemática e aspectos relativos a inserção da História da Matemática no ensino na Matemática. E-mail: sumachado18@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9528-7355

Lucieli M. Trivizoli

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (2004), com Mestrado (2008) e Doutorado (2011) em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - campus Rio Claro. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM-UEM). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Matemática, História da Matemática no Brasil, Influências Estrangeiras na Matemática, História, Sociedades de Matemática. Coordenadora do Grupo de Estudos em História da Matemática e Educação Matemática (GHMEM-UEM). E-mail: lmtrivizoli@uem.br    ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3660-6181

Downloads

Publicado

02/06/2019
Métricas
  • Visualizações do Artigo 136
  • PDF downloads: 117

Como Citar

MACHADO, S. R. A.; TRIVIZOLI, L. M. O primeiro currículo do Curso de Matemática da Universidade Estadual de Maringá (1971-1979): apontamentos sobre os saberes profissionais docentes. Revista Cocar, [S. l.], n. 6, p. 208–226, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2484. Acesso em: 4 maio. 2024.