Sujeitos (in)visíveis: corpos que pesam, vidas que pulsam na escola
Resumo
Resumo
Lecionando em escolas públicas de Blumenau-SC observei que alguns estudantes com características socialmente deslegitimadas pareciam desenvolver estratégias para escondê-las e me perguntei: como os corpos são produzidos no cotidiano das escolas e práticas escolares? Assim, o objetivo deste trabalho é analisar algumas de minhas memórias docentes por meio de lentes teóricas que permitem discutir a escola, o currículo, disciplina e gênero. A abordagem é qualitativa e utilizo memórias pessoais registradas em meu diário de campo para produzir os dados que são analisados a partir das categorias identidade, diversidade, tolerância e silenciamento. As análises sinalizaram que discursos de tolerância à diversidade sexual atravessam a escola produzindo silenciamento e aceitação, mas a lógica identitária que produz a heteronorma e a partir dela a diversidade sexual permanece intacta.
Palavras-chave: Currículo. Gênero. Tolerância.
(In) visible subjects: bodies that weigh, lives pulses in school
Abstract
Teaching in public schools in Blumenau-SC I observed that some students with socially delegitimized characteristics seemed to develop strategies to hide them and I asked myself: how are bodies produced in the daily life of schools and school practices? Thus, the objective of this work is to analyze some of my teaching memories through theoretical lenses that allow to discuss school, curriculum, discipline and gender. The approach is qualitative and I use personal memories recorded in my field journal to produce the data that are analyzed from the categories identity, diversity, tolerance and silencing. The analyzes indicate that discourses of tolerance to sexual diversity cross the school producing silence and acceptance, but the identity logic that produces the heteronorma and from it the sexual diversity remains intact.
Keywords: Curriculum. Genre. Tolerance.
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