Sujeitos (in)visíveis: corpos que pesam, vidas que pulsam na escola

Autores

  • Amarildo Inácio dos Santos amarildoinacio.ds@gmail.com
  • Gicele Maria Cervi gicele.cervi@gmail.com

Resumo

Resumo

Lecionando em escolas públicas de Blumenau-SC observei que alguns estudantes com características socialmente deslegitimadas pareciam desenvolver estratégias para escondê-las e me perguntei: como os corpos são produzidos no cotidiano das escolas e práticas escolares? Assim, o objetivo deste trabalho é analisar algumas de minhas memórias docentes por meio de lentes teóricas que permitem discutir a escola, o currículo, disciplina e gênero. A abordagem é qualitativa e utilizo memórias pessoais registradas em meu diário de campo para produzir os dados que são analisados a partir das categorias identidade, diversidade, tolerância e silenciamento. As análises sinalizaram que discursos de tolerância à diversidade sexual atravessam a escola produzindo silenciamento e aceitação, mas a lógica identitária que produz a heteronorma e a partir dela a diversidade sexual permanece intacta.

Palavras-chave: Currículo. Gênero. Tolerância.

(In) visible subjects: bodies that weigh, lives pulses in school

Abstract

Teaching in public schools in Blumenau-SC I observed that some students with socially delegitimized characteristics seemed to develop strategies to hide them and I asked myself: how are bodies produced in the daily life of schools and school practices? Thus, the objective of this work is to analyze some of my teaching memories through theoretical lenses that allow to discuss school, curriculum, discipline and gender. The approach is qualitative and I use personal memories recorded in my field journal to produce the data that are analyzed from the categories identity, diversity, tolerance and silencing. The analyzes indicate that discourses of tolerance to sexual diversity cross the school producing silence and acceptance, but the identity logic that produces the heteronorma and from it the sexual diversity remains intact.

Keywords: Curriculum. Genre. Tolerance.      

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Biografia do Autor

Amarildo Inácio dos Santos

Possui graduação em Licenciatura em Música pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2016). Atualmente é acadêmico do Curso de Letras-Português (Ead) da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau - FURB. Integrante do Grupo de Pesquisa Políticas de Educação na Contemporaneidade. Tem experiência docente na área de Educação, com ênfase em Música. Atualmente, desenvolve pesquisas nos seguintes temas: currículo, subjetividades, filosofia da diferença, neoliberalismo, escola, biopolítica e sociedades de controle. E-mail: amarildoinacio.ds@gmail.com

Gicele Maria Cervi

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí­ (1988), mestrado em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (1998) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo (2010). Atualmente é professora do quadro da Universidade Regional de Blumenau. Professora do Mestrado em Educação - PPGE-FURB. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Polí­ticas de Educação na Contemporaneidade. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: escola, currí­culo, formação, tecnologias e gestão. Coordenadora Institucional do PIBID-FURB desde 2011.Vice-Presidente do ForPibid Gestão 2014-2016. Coordenadora do Programa Pós-Graduação em Educação da FURB. E-mail: gicele.cervi@gmail.com

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Publicado

03/02/2019
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Como Citar

SANTOS, A. I. dos; CERVI, G. M. Sujeitos (in)visíveis: corpos que pesam, vidas que pulsam na escola. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 25, p. 483–505, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2170. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos