Reflexões sobre contribuições do pensamento Paulo Freireano para uma educação sexual emancipatória pautada nos direitos sexuais como direitos humanos

Autores

  • Aline Diniz Warken alinedw@hotmail.com
  • Sonia Maria Martins de Melo soniademelo@gmail.com

Resumo

Com o objetivo de ampliar fundamentos teóricos sobre Educação Sexual Emancipatória com apoio do pensamento de Paulo Freire foram cotejadas à Declaração dos Direitos Sexuais duas de suas obras: À sombra desta mangueira e Pedagogia da autonomia. O estudo em tela pauta-se no paradigma do materialismo histórico e no método dialético para aprofundar a compreensão das concepções paulofreireanas do “eu, o outro, no mundo” e suas interfaces com a temática da Educação Sexual. Caracteriza-se como um estudo exploratório que utiliza a pesquisa bibliográfica com apoio de análise documental. Conclusões preliminares indicam a possibilidade da convergência da Declaração dos Direitos Sexuais ao pensamento paulofreireano, proporcionando a ampliação dos fundamentos teórico-práticos sobre Educação Sexual Emancipatória por meio da vivência dos direitos sexuais como direitos humanos iluminando a dimensão humana da sexualidade.

Palavras-chave: Paulo Freire; Educação Sexual Emancipatória; Direitos Humanos.

 

Reflections on the contributions of Paulo Freire’s thought for emancipatory sexual education based on sexual rights as human rights

Abstract

With the objective of broadening theoretical foundations on Emancipatory Sexual Education with the support of the thought of Paulo Freire, two of his works were compared to the Declaration of Sexual Rights: “À sombra desta mangueira” and “Pedagogia da autonomia”. The on-screen study is based on the paradigm of historical materialism and the dialectical method to deepen the understanding of the Paulo Freire’s conceptions of the "I, the other in the world" and its interfaces with the theme of sexual education. It is characterized as an exploratory study that uses bibliographic research with support of documentary analysis. Preliminary conclusions indicate the possibility of the convergence of the Declaration of the Sexual Rights to the thought of Paulo Freire, providing the extension of the theoretical-practical foundations on Emancipatory Sexual Education through the experience of sexual rights as human rights illuminating the human dimension of sexuality.

Keywords: Paulo Freire’s thought; Emancipatory Sexual Education; Sexual Rights as Human Rights.



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Biografia do Autor

Aline Diniz Warken

Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FAED/UDESC); Membro do Grupo de Pesquisa EDUSEX Formação de Educadores e Educação Sexual CNPq/ UDESC. E-mail: alinedw@hotmail.com.

Sonia Maria Martins de Melo

Doutora em Educação (PUCRS). Professora da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FAED/UDESC), linha Educação, Comunicação e Tecnologia; Líder do Grupo de Pesquisa EDUSEX Formação de Educadores e Educação Sexual CNPq/UDESC. E-mail: soniademelo@gmail.com.

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Publicado

03/02/2019
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Como Citar

WARKEN, A. D.; MELO, S. M. M. de. Reflexões sobre contribuições do pensamento Paulo Freireano para uma educação sexual emancipatória pautada nos direitos sexuais como direitos humanos. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 25, p. 34–53, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2149. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos