Educação Infantil na contemporaneidade: tecendo cenários

Autores

  • Maria Olinda S. de Sousa Pimentel no@email.com

Resumo

Transformações no cenário político e científico mundial mudaram a concepção de criança e consequentemente a de infância. Na atualidade, a criança é entendida como um ser humano complexo que vive um momento específico de sua existência, tempo de acelerados processos que possibilitam sua inserção no meio sociohistórico em que vive. É um ser humano portador de cultura e competente o suficiente para participar na construção da sua história e da sociedade. Nessa linha de raciocínio, este texto tem por objetivo trazer, ao debate, reflexões sobre a questão posta por teóricos contemporâneos que qualificam o Século XX como"o século da infância", considerando que os avanços apontados acima ocorreram nesse período da nossa história. No entanto, a condição real da criança, particularmente em nosso país, não corresponde ao que esse slogan pretende expressar. Estudos em diversos campos do conhecimento advogam que a criança tem o direito de viver sua vida com dignidade e que cabe aos adultos e à sociedade como um todo, destacadamente ao poder público, garantir o seu direito de viver uma infância saudável, segura, em situações que alimentem a sua curiosidade e criatividade. Cabe aos educadores do Século XXI intervir na história da infância e da Educação Infantil, no sentido de transformar esse discurso em realidade.

Palavras Chaves: Infância, criança, Cenários da Educação Infantil, Educação Infantil na Amazônia; Grandes problemas e desvios da Educação Infantil.

Child rearing in"contemporary society: weaving scenarios

Transformations in the"political and scientific world,"changed the conception of the child and"consequently"of childhood. Currently the child is understood as a complex human being who lives a specific moment of its existence,"time of accelerated processes"enabling"its insertion"in the middle"sociohistorical"which he lives."It is a human being"bearer of culture"and competent enough to participate in the construction of its history and society."In this line of reasoning this text"aims to bring to the debate,"reflections on the question posed"by contemporary theorists"that qualify the twentieth century"as "the century of childhood", considering that the advances pointed above"occurred"in this period of our history."However the actual condition of the child,"particularly in our country"does not corresponds"to what this slogan"intends to express. Studies in various fields of knowledge"advocate that the child"has the right to live their lives with dignity"and that it"adults and society as a whole,"prominently to the government,"guarantee their right to live a healthy childhood,"safe,"in situations that feed their curiosity and creativity."It is up to the twenty-first century educators,"intervene in the history of childhood and childhood education,"in order to turn this speech into reality.

Keywords:"childhood, children,"Scenarios of Early Childhood Education,"Early Childhood Education in the Amazon;"Big trouble"and deviations of early childhood education.

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Como Citar

PIMENTEL, M. O. S. de S. Educação Infantil na contemporaneidade: tecendo cenários. Revista Cocar, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 29–38, 2012. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/194. Acesso em: 13 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos