A formação inicial de professores para o uso de textos no ensino de ciências

Autores

  • Raquel Sanzovo Pires de Campos raquelsanzovo@gmail.com
    UNESP
  • Luciana Maria Lunardi Campos camposlm@ibb.unesp.br
    UNESP

Resumo

Resumo

Ressaltamos neste trabalho a importância da utilização de textos de diferentes gêneros para o ensino de Ciências. Para tanto, destacamos a formação inicial do professor de Ciências como momento decisivo na possível elaboração de saberes relacionados ao selecionar e usar adequadamente a leitura. A investigação teve por objetivos identificar se durante o processo de formação inicial são oferecidas condições, motivos e oportunidades para que futuros professores de Ciências e de Biologia construam saberes iniciais sobre o uso de textos, analisando as falas de docentes e discentes. Foi-nos possível indicar algumas revelações entre os docentes e discentes e certa sintonia ao reconhecerem a importância do texto e a relevância de sua discussão durante a formação inicial. Esta sintonia, no entanto, se esvanece ao indicarem se são oferecidas ou não condições para a construção de saberes iniciais sobre o uso de textos, pois, embora os docentes reconheçam a importância dos gêneros textuais e afirmem trabalhar o seu uso durante suas aulas, as condições oferecidas aos futuros professores de Ciências e de Biologia não favorecem a construção de saberes iniciais sobre o uso de textos, visto que não são percebidas pelos discentes.

Palavras-chave: Formação Inicial de professores; Gêneros Textuais; Ensino de Ciências.

The initial training of teachers for the use of texts in the teaching of science

Abstract

We emphasize the importance of the use of different text genres for the teaching of Science. For that, we highlighted the initial education of the Science teacher as a decisive moment in the elaboration of the knowledge related to the selection of the reading material. This investigation aimed to identify whether in the initial education of the Science teacher are offered conditions, motives or opportunities for the future Science and Biology teachers to build their initial knowledge about the texts usage, analyzing the speeches of teachers and students. We could indicate some findings we perceived among teachers and students, and a certain agreement, for they recognize the importance of the text and how relevant its discussion is during pre-service teacher formation. This agreement, however, fades when they indicate whether conditions are offered for the construction of initial knowledge about the use of texts. Although teachers recognize the importance of textual genres and claim to use them during their classes, the conditions offered to future teachers of Science and Biology do not favor the construction of initial knowledge about the use of texts, since it is not perceived by the students.

Keywords: Pre-service teacher formation; Text genres; Science teaching.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Sanzovo Pires de Campos, UNESP

Bióloga, Pedagoga, mestre e doutoranda em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" e professora de Ciências e Biologia na rede pública paulista. E-mail: raquelsanzovo@gmail.com.

Luciana Maria Lunardi Campos, UNESP

Professora Assistente. Doutora do Departamento de Educação do Instituto de Biociências/Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e no Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência- Faculdade de Ciências- UNESP- Bauru. E-mail: camposlm@ibb.unesp.br.

Downloads

Publicado

16/09/2017
Métricas
  • Visualizações do Artigo 81
  • PDF downloads: 63

Como Citar

CAMPOS, R. S. P. de; CAMPOS, L. M. L. A formação inicial de professores para o uso de textos no ensino de ciências. Revista Cocar, [S. l.], v. 11, n. 21, p. 258–278, 2017. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1291. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos